Santa Izabel do Oeste – O Programa de Gestão do Solo e Água em Microbacias, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, com apoio de municípios e com financiamento do Banco Mundial, tem mudado a vida no campo. No Paraná, ao menos 16 mil propriedades já aderiram ao sistema, que ajuda, e muito a natureza e melhora a produtividade.
São ao menos 163 convênios firmados com municípios para a adoção de boas práticas para a preservação do solo e da água, para evitar erosões e a contaminação de microbacias que são usadas no abastecimento de água.
Para isso, foram investidos R$ 28,3 milhões nas ações, que incluem a conservação de solos com terraceamento, construção de abastecedores comunitários para pulverizadores, proteção de fontes de água e de Áreas de Proteção Permanente, manejo de dejetos animais, melhorias de sistemas de abastecimento, instalação de fossas sépticas ecológicas, adequação de estradas e carreadores e aquisição de maquinários.
A assistência técnica nas propriedades é feita pelo Instituto Emater (Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).
A criação de vacas para produção de leite merece atenção especial em locais onde há nascentes ou riachos, porque os animais podem degradar essas áreas. Nas regiões oeste e sudoeste, que têm a pecuária leiteira dentre as principais atividades de produção, houve atenção especial do programa de Microbacias. Somente no município de Santa Izabel do Oeste, por exemplo, foram construídos 8 mil metros de cercas para proteger as matas ciliares e as APPs (Áreas de Preservação Permanente), que também receberam recomposição de vegetação.
No Município, foram atendidas cerca de 140 famílias de agricultores. Além da construção das cercas e plantio de mudas nas APPs, também foram feitos terraceamento em nível, readequação de estradas e carreadores, aquisição de um distribuidor de esterco e calcário e a construção de um reservatório para abastecimento de pulverizadores, evitando que os agricultores usem as águas dos córregos, que poderiam ser contaminadas.