Cascavel – A diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou os contratos de concessão para os lotes 3 e 6 do PR Vias, novo sistema de concessão do Paraná. Com a assinatura do contrato do Lote 6, o Oeste do Paraná voltará a ter cobrança de pedágio em suas estradas em alguns meses.
Com 662 quilômetros de rodovias, o Lote 6 abrange importantes trechos que conectam o oeste e o sudoeste do estado, integrando rodovias federais e estaduais fundamentais para o escoamento da produção agroindustrial e a conexão com o Porto de Paranaguá.
O Grupo EPR, vencedor do leilão do Lote 6 realizado em dezembro de 2024, deverá investir um total de R$ 20 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Dentre esses recursos, R$ 12,67 bilhões serão destinados a obras estruturantes e R$ 7,44 bilhões à manutenção. Entre as intervenções previstas estão: 462,5 km de duplicações, 87 km de vias marginais, 31 km de faixas adicionais, 38 passarelas, 14 passagens de fauna, 3 pontos de parada e descanso, 13 km de contornos urbanos e 21 km de iluminação na serra.
O Lote 6 reúne rodovias como a BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, passando por cidades como Guarapuava, Cascavel, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Candói, Pato Branco e outras. O corredor é considerado estratégico por conectar a fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina à costa do Paraná.
O Início das Obras e a Cobrança de Pedágio
Obras iniciais
Mesmo antes da assinatura formal do contrato, prevista para ocorrer até o final de abril, a concessionária já iniciou ações de modernização nas praças de pedágio. Em locais como São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Cascavel, os trabalhos focam na adequação das estruturas com novos equipamentos, sinalização aprimorada, iluminação e melhorias na infraestrutura de segurança.
Cobrança de tarifas
Agora, após a assinatura do contrato, a ANTT, em conjunto com o DNIT e o DER/PR, terá um prazo de 30 dias para a realização do “termo de arrolamento”. Esse processo transferirá oficialmente a responsabilidade pelos trechos concedidos à concessionária e marcará o início dos trabalhos finais para a retomada das cobranças de pedágio. Ainda que as tarifas de automóveis variem entre R$ 9,94 e R$ 17,09, os detalhes sobre o início efetivo da cobrança e a instalação de novas praças previstas para trechos como Lindoeste (BR-163) e Ampére (PR-182) ainda dependem da conclusão dos trâmites legais e técnicos.
O Governador do Paraná, Ratinho Junior já falou em diversas entrevistas que vê a nova concessão como uma aposta na modernização da malha rodoviária estadual, que irá proporcionar investimentos robustos e tarifas mais competitivas em comparação ao antigo sistema. Contudo, setores produtivos e a população acompanham com atenção os valores dos pedágios, especialmente diante do modesto deságio de 0,08% observado no leilão do Lote 6, preocupação que pode influenciar o debate sobre o impacto final dos custos sobre o usuário.
Fiscalização e Próximos Passos
Fiscalização ANTT/DER-PR
A execução do contrato e a fiscalização das obras serão conduzidas pela ANTT, contando com o apoio do DER/PR para monitorar a qualidade e o cumprimento dos prazos estipulados. A parceria entre os órgãos visa assegurar que os elevados padrões técnicos e operacionais acordados sejam mantidos, garantindo, assim, a segurança viária e o desenvolvimento sustentável da região.
Em nota, a ANTT informou que mais informações sobre a operação e detalhes da execução serão apresentadas futuramente. “A ANTT informa que a diretoria colegiada aprovou, em reunião realizada na quinta-feira (10), os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 do Paraná. Com a deliberação, a ANTT cumpre o cronograma estabelecido no edital. A aprovação formaliza o início do prazo para que as concessionárias assumam a gestão dos trechos, o que está previsto para ocorrer no dia 11 de maio. As informações sobre o começo das operações e detalhes da execução do Plano de 100 Dias iniciais serão apresentadas em um evento, com data ainda em definição e que será comunicada à imprensa com antecedência.”
Leilões Futuros em 2025
Últimos leilões em 2025
Em 2025 os dois últimos lotes da nova concessão de rodovias do Paraná deverão ser levados à leilão, o Lote 4 e o Lote 5. Atualmente, os projetos estão sob análise do TCU (Tribunal de Contas da União) e devem ir a leilão até o final do ano.
Com extensão de 628 quilômetros, o Lote 4 é formado por importantes rodovias federais e estaduais que ligam o Paraná aos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do Paraguai. Entre elas estão a BR-369, importante corredor de escoamento da agricultura, pecuária e indústria, e a BR-376, popularmente conhecida como Rodovia do Café.
O Lote 5 tem extensão de 440 quilômetros e inclui trechos das rodovias federais BR-158/163/369/467, e ainda a rodovia estadual PR-317, entre as regiões Norte e Oeste do Paraná. Inclusive, é nesse lote que está prevista a polêmica praça de pedágio prevista para ser instalada na BR-467, entre Cascavel e Toledo.
O projeto prevê investimento de R$ 6,5 bilhões, com a duplicação de 138 quilômetros. Quase 100 mil empregos devem ser gerados com as obras, e o contrato de concessão é de 30 anos.