“De tudo que se produz aqui em Cascavel, praticamente 35% vem do campo e temos que valorizar o setor. Neste evento, teremos ao longo do dia quatro palestrantes com experiência internacional que trarão toda esta tecnologia ligada à cadeia produtiva da avicultura que representa no nosso VBP (Valor Bruto da Produção) a principal atividade. De forma isolada, a avicultura está, inclusive, à frente do complexo soja, milho e trigo, em Cascavel”, disse o secretário de agricultura, Renato Segalla, que participou hoje (27) da abertura do DDG Day, evento voltado à nutrição animal, realizado no Hotel Deville. O evento é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná – Sindiavipar e pela FS Nutrição Animal.
Durante todo o dia, diversos painéis e palestras a respeito do DDG e de como ele pode ser usado para a nutrição animal, será apresentado pelos palestrantes. Valquiria Donadello, supervisora corporativa de garantia da qualidade, explicou que o produto é resultante da fermentação do etanol, após o milho ser moído. “É possível separar a casca do milho [fibra] transformando-a e em nutrição animal. O amido vai para fermentação, é transformado em etanol e o resultante é feito o produto de alta proteína”.
O que é DDG?
A sigla significa Dried Distillers Grains ou, “grãos secos por destilação”. O milho é transformado em DDG por meio da tecnologia de separação de fibras (FST), que consiste na separação das fibras do milho e no processo de moagem seca. Esses grãos são destinados à nutrição animal de bovinos, suínos, aves, peixes e pets.
Com a recente crise de abastecimento de insumos para a nutrição animal, o DDG se apresenta como alternativa. O insumo tem excelente custo-benefício e alto valor nutritivo, o que será abordado ao longo do dia.
“ Cascavel é um hub na produção de aves e suínos e foco da empresa. Por isso durante todo o dia estaremos aqui para esclarecer todas as dúvidas sobre esta nova tecnologia em nutrição animal, colocada à disposição dos criadores. Teremos apresentação de de resultados de experimentos”, disse Brian Mike, supervisor comercial da FS, empresa e Nutrição Animal.
Secom