A Cia Curitiba de Dança participa do 32º Festival de Dança de Cascavel, com a montagem “Relações”, no dia 17, às 20h. A apresentação, que abre a primeira noite do festival é viabilizada pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura (SECC), com patrocínio da Copel. O balé já participou na semana passada do Festival de Londrina e, depois de Cascavel, fará apresentações em Toledo e Umuarama durante o mês de setembro.
“Relações” é um espetáculo de dança contemporânea, concebido em 2018, sob direção artística de Nicole Vanoni. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.
A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.
“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.
Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Cia. Curitiba de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.
Depois do Festival de Dança de Cascavel, a Curitiba Cia de Dança segue com apresentações em Toledo (6/09) e Umuarama (8 e 9/09).
Para saber sobre todas as noites de 32º Festival de Dança de Cascavel acesse https://linktr.ee/culturacascavel
Oficinas
A Curitiba Cia de Dança oferece uma contrapartida para a comunidade de Cascavel com a realização e oficinas, ministradas por integrantes da Cia. O bailarino Patrich Lorenzetti ministrará a oficina Ballet Avançado e Davi Lopes, estará à frente de Ballet Iniciante. Estas oficinas estão dentro da programação do Festival e serão organizadas em sua programação oficial.
Serviço:
CURITIBA CIA DE DANÇA APRESENTA “RELAÇÕES”
32º Festival de Dança de Cascavel
Data: 17 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 Centro – Cascavel/PR
Informações: (45) 3902 1865
Classificação: Livre
Incentivo: Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE)
Ficha Técnica:
Direção geral e artística: Nicole Vanoni
Concepção e coreografia: Carlos Laerte
Assistente de Direção: Hamilton Felix
Ensaiadora: Nathália Tedeschi
Elenco/Curitiba Cia de Dança: Davi Lopes, Giulia Madureira, Hamilton Félix, Isabella Accorsi, Isaias Estevam, Julia Mello, Leonardo Vieira, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti, Rubens Vital, Tatiana Araújo e Vanessa Fonseca.
Professores: Cintia Napoli e Nathália Tedeschi
Preparadora Física e Fisioterapeuta: Marcela Pinho
Figurino: H-AL / Alexandre Linhares e Thifany F.
Cenário: Elio Chaves
Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia
Edição Trilha Sonora: DJ Marcão
Criação/Operação de Luz Fabia Regina
Cenotécnico: Gregory dos Anjos e Reinaldo Rocha
Direção de produção: Augusto Ribeiro
Produção executiva: Renata Zunino
Assistente de produção: Flávia Sabino e Danielle Pereira
Assessoria jurídica: Camila Guimarães
Fotografia: Cayo Vieira e Guto Terasiuk
Assessoria de Comunicação: Flamma Comunicação Organizacional
Design Gráfico: ETCLab
Realização: Curitiba Cia de Dança, Governo do Estado do Paraná, Copel
Sobre a Curitiba Cia De Dança
A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni com o intuito de promover a dança contemporânea a partir da ideia de experimentação, pesquisa e criação e, na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. Para o final do ano, a Curitiba Cia de Dança estreou seu mais novo espetáculo denominado “Relações” do coreógrafo carioca, Carlos Laerte. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circula por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”. Durante os anos de 2020 e 2021 a companhia manteve suas ações, mantendo o elenco e atividades artísticas possíveis no contexto da pandemia. Em 2022, retoma suas atividades regulares e a realização de espetáculos como Relações e Dançando Villa. Em dezembro, a companhia irá criar obras para as festividades natalinas, sempre com o olhar atento e criterioso da diretora artística, Nicole Vanoni.
Sobre Carlos Laerte
Coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator, Carlos Laerte é brasileiro com experiência nas técnicas de ballet clássico, moderno, jazz e dança contemporânea. Morou em NY onde estudou as técnicas Jose Limon, Laban e Modern Dance, foi bailarino convidado da Broadway Dance Center, Harley Dance School e bolsista da escola Steps. No Brasil trabalhou com Déborah Colker, Renato Vieira, Gisele Tápias e Carlota Portela. Possui formação também em teatro trabalhando com grandes diretores como Sérgio Brito, Jorge Fernando, Wolf Maia e Jayme Monjardim.
Crédito: Secom