Muitas vezes, o mundo financeiro é o domínio de profissionais altamente qualificados, que falam em um idioma quase irreconhecível para a pessoa comum. Quer sejam as nuances de quanta dívida assumir, e a que custo, ou que investimentos fazer para alcançar nossos objetivos financeiros, parece um mundo complexo para se navegar.
Ironicamente, as pessoas que menos precisam — as mais ricas — geralmente têm acesso aos melhores conselhos. As massas muitas vezes são deixadas para pesquisar e decifrar os imensos bancos de informações ambíguas disponíveis nesta era digital, com muito pouca orientação.
Como nem todos são treinados em finanças, às vezes as pessoas não fazem as melhores escolhas nem acham o produto mais adequado à sua situação financeira. Por muito tempo, era quase impossível fornecer atenção personalizada e informações personalizadas para todos. Contudo, isso mudou.
A democratização do acesso aos dados
Recentemente, duas mudanças materiais abriram caminho para que as empresas de serviços financeiros possam atender a milhões de consumidores de maneira personalizada:
- Telefones inteligentes com acesso à internet acessíveis
- A proliferação de uso de dados
O número de usuários da internet em telefones celulares cresceu para centenas de milhões de pessoas na última década. Isso facilitou uma capacidade sem precedentes de alcançar pessoas com rapidez e facilidade sem ter uma presença física.
O Brasil também iniciou a marcha firme em direção à democratização dos dados. Durante anos, as empresas têm coletado e armazenado dados sobre as finanças dos consumidores sem que esses pudessem acessá-los facilmente ou ter controle sobre o que era guardado. Mas, recentemente, o cenário e a legislação têm mudado.
Embora atualmente limitado às pontuações de crédito e relatórios fornecidos por agências de crédito como Serasa Experian, Boa Vista e SPC, a intenção de aprovar o Cadastro Positivo e a introdução dos bancos digitais significará que todos os nossos dados estarão disponíveis em um único local. Então, como isso vai impulsionar a conscientização de crédito?
Consultas à pontuação de crédito
Há agora um número de empresas que fornecem sua pontuação de crédito livre e relatório, ajudando a conscientizar sobre a existência dos dados para que as pessoas possam verificá-los.
A verificação é feita por meio de websites ou aplicativos para dispositivos móveis, onde os dados estarão disponíveis em questão de minutos. Sua pontuação de crédito e seu relatório formam uma grande parte da decisão de empréstimo de um banco, por isso é muito importante que as pessoas vejam e verifiquem a precisão do que os credores podem ver.
Embora não importe qual pontuação de crédito você verifique — todas são baseados nos mesmos dados — você deve saber qual é o valor de referência da empresa de classificação, para saber onde está.
Depois de se inscrever para visualizar seus dados, o chatbots (uma ferramenta de treinamento com tecnologia habilitada) pode orientá-lo sobre como criar sua pontuação, como melhorá-la, como mantê-la e como se preparar para fazer seu primeiro empréstimo.
De fácil utilização e envolvente, isso pretende desmistificar as finanças pessoais de todos. Dado é fornecido digitalmente por meio de aplicativos móveis, o acesso pode ser facilmente disponibilizado para milhões de pessoas com muita facilidade.
Sua pontuação de crédito pode ser usada para mostrar os melhores produtos de crédito para sua situação, como o crédito pessoal no MoneyMan. Oferecendo opções personalizadas em um só lugar, elas ajudam a reduzir o tempo gasto na pesquisa e a comparação de diferentes transações. Muitos desses produtos podem ajudar as pessoas a criar seu histórico de crédito, caso não o tenham feito no passado.
A tecnologia é poderosa em termos de distribuição de dados. Ela ajuda as pessoas a se tornarem mais conscientes e permite que usem essas informações para reduzir a desordem e a confusão, a fim de fazer melhores escolhas financeiras. E a melhor parte de tudo isso? Esses serviços personalizados são totalmente gratuitos e estão disponíveis para todos.