A bancária aposentada Arcélia Preisner lança na próxima quarta-feira (31), às 19h, no Centro Cultural Gilberto Mayer, o livro “Vanessa – minha flor de ipê”, um livro memória em homenagem à filha, a médica Vanessa Colette, vítima de câncer em 2014, aos 36 anos.
Organizado pelas jornalistas Josi Costa e Rejane Martins Pires, da Editora Aldeia Paraná, a obra é um legado de amor. E merece ser lido com estes olhos. Olhos de uma mãe que aceita o desafio de remexer feridas ainda abertas e encarar a mais profunda dor para deixar uma memória histórica para o neto.
É também um alento para as mães que passam pela mesma dor. “A partir de memórias afetivas, Arcélia reconstrói a caminhada da jovem médica e alcança a serenidade suficiente para compartilhá-la com os outros”, escrevem as editoras. “No livro, detalhes íntimos que poderiam ser esquecidos são eternizados”, acrescentam.
Para o médico e também escritor, Márcio Couto, Arcélia presenteia o leitor com um livro maravilhoso e envolvente recheado de histórias de amor e encantamento vividas por sua filha Vanessa, que partiu muito cedo. “São depoimentos luminosos que desvendam a trajetória da criança feliz e da jovem que lutou por seus sonhos, alcançou o seu objetivo de se formar médica, tornando-se uma professora dedicada e amada”, escreve.
O livro atenua a falta, a distância física, pois detalhes da vida de Vanessa são revelados a cada página como se o leitor estivesse vivendo a seu lado, como um familiar ou amigo muito próximo. Um sentimento de amor gigantesco é despertado a cada relato, mostrando a força que existe na relação mãe-filha e filha-neto. “É impossível não se emocionar. A correlação feita entre Vanessa e a flor do ipê está perfeita. Como diz o poeta, o efêmero busca e encontra o infinito…”, conclui.