A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), informa que já estão abertas as inscrições para a 7ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, que ocorrerá de 4 a 6 de agosto em Cascavel, visa reunir uma ampla gama de participantes, incluindo representantes dos segmentos artísticos, da sociedade civil e autoridades.
Para garantir a participação, é necessário que os interessados se inscrevam até às 18h do dia 2 de agosto de 2023, através do endereço eletrônico www.bit.ly/CULTURACVEL. Aqueles que desejarem se tornar membros efetivos da conferência deverão cumprir três requisitos essenciais: inscrição dentro do prazo, credenciamento e presença nos três dias do evento, assinando a listagem de presença.
A abertura da 7ª Conferência Municipal de Cultura será dia 4 de agosto, no Teatro Municipal Sefrin Filho. Na ocasião, o secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, apresentará a palestra inaugural com o tema “SMC – O Plano Municipal de Cultura e seus desafios”. Já nos dois dias subsequentes, as atividades serão realizadas no auditório do Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais De Cascavel).
O evento é uma oportunidade ímpar para a troca de ideias e propostas. Dentre os objetivos da 7ª Conferência Municipal de Cultura de Cascavel, estão a aprovação do Regimento Interno, a eleição dos Conselheiros Municipais de Cultura para o biênio 2023/2025, a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Cascavel, além do debate e apresentação de propostas para a Revisão do Plano Nacional de Cultura 2023.
A conferência também terá como propósito a indicação dos delegados para a etapa estadual da IV Conferência Nacional de Cultura/2023, bem como o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. O evento deve reunir artistas, produtores, conselheiros, gestores e investidores culturais, o que colabora para a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.
Outros tópicos de discussão abrangem estratégias para universalizar o acesso da comunidade à produção dos bens e serviços culturais, a constituição da etapa municipal preparatória das Conferências Estadual e Nacional de Cultura, e o fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Culturais, bem como de outros fóruns e redes em prol da cultura.
Durante a conferência, também será realizada uma deliberação sobre a proposta do CMPC quanto à inclusão de novas representações não governamentais, como Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Cultura Alimentar e Design, além da unificação das cadeiras do sistema educacional e de representação comunitária.
Fonte: Secom