O Setor de Identificação de Assis Chateaubriand situado no paço municipal, está alertando sobre critérios a serem seguidos para atendimento. Estão sendo atendidos nesse momento de pandemia da covid-19, somente casos que sejam de urgência para a confecção do documento.
Segundo informações que constam no site do Instituto de Identificação do Paraná a redução no atendimento é em virtude do cumprimento dos Decreto Estadual e Decretos Municipais para o enfrentamento da Pandemia do Novo Coronavírus (covid-19).
Se for necessário ir a um posto de identificação, o cidadão deve adotar todas as medidas de segurança sugeridas pelos órgãos de saúde, tais como: Utilização de máscaras de proteção; manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas e não levar acompanhantes.
Documentos que comprovam a necessidade da expedição do RG são essenciais para o atendimento. A solicitação pode ser feita pelo endereço www.ii.pr.gov.br .
Isto é possível para quem já teve seus dados digitalizados no IIPR (Instituto de Identificação do Paraná) ou no Detran/PR e que tiverem pelo menos 16 anos de idade poderão fazer a atualização remota da fotografia.
Para os usuários que possuem registro geral emitido antes de 2012, o próprio sistema informará se será possível fazer a 2ª via fácil ou se precisará fazer o RG no Posto de Identificação. A necessidade de ir até o posto continuará para aqueles que não possuem os dados de foto e impressões digitais no sistema informatizado. A 2ª via fácil tem custo de R$ 36,72.
A Chefe do Setor de Identificação de Assis Chateaubriand, Nilva Aparecida Ferreira, lembra que todas as dúvidas podem ser sanadas pelo site. “Quem realmente tiver urgência, deve comparecer ao posto do Setor de Identificação e assim comprovar a necessidade. Todas as medidas tomadas são pensando na prevenção de todos, pois para coletar as digitais acaba ocorrendo o contato físico, por esse motivo então serão atendidos apenas os casos de urgência”, destacou Nilva.
Documentos Obrigatórios para solicitar o RG
1 – Retirar medicamentos na farmácia Documento necessário para comprovação da URGÊNCIA: Receita médica.
2- Internação hospitalar Documento necessário para comprovação da URGÊNCIA: Boletim de Internação.
3- Trabalho (contratação e concurso público) Documento necessário para comprovação da URGÊNCIA: Contrato de trabalho; edital de nomeação.
4- Viagem (a trabalho e situação de saúde) Documento necessário para comprovação da URGÊNCIA: Notificação do trabalho; Atestado médico.
5- Operações Financeiras (celebração de contratos para compra/venda de imóveis e veículos) Documento necessário para comprovação da URGÊNCIA: Contrato de compra e venda.