Saúde

Outubro Rosa: Saúde inicia atendimento diferenciado e ampliado para mulheres

Outubro Rosa: Saúde inicia atendimento diferenciado e ampliado para mulheres

Cascavel – O rosa marca o mês de outubro em todo o mundo chamando a de todos os setores da sociedade para prevenção de doenças que afetam a saúde feminina e, principalmente, para conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel) também fará parte da rede de enfrentamento e realizará durante todo o mês ações direcionada às mulheres na rede pública, inclusive com atendimento noturno em algumas unidades.
Todas as 44 unidades de saúde de Cascavel receberão, em algum momento, ações da campanha. Durante o mês, será estendido o horário de atendimento de algumas unidades até 22h para alcançar maior número de mulheres e assegurar o trabalho de prevenção. As ações iniciaram na segunda-feira (3) e continuam durante todo o mês. Toda população tem acesso ao cronograma junto a sua unidade de referência.

Dentre os atendimentos será realizado o exame cipatológico de colo de útero, conhecido como preventivo. Também será feito encaminhamento para solicitação de mamografia, exame realizados nas unidades de referência Ceonc e Uopeccan. Nas salas de espera ocorrem orientações sobre os exames e os cânceres de colo uterino e de mama.

Segundo o secretário municipal de saúde, Miroslau Bailak, os trabalhos de prevenção à saúde da mulher serão prioridades da rede de atenção primária. “Neste mês, as ações são reforçadas, mas a Secretaria de Saúde já tem esses serviços oferecidos gratuitamente à população durante todo o ano”, disse Bailak, lembrando que a mamografia é recomendada a cada dois anos para mulheres entre 50 a 69 anos.

Já o exame citopatológico deve ser feito a cada três anos para mulheres de 25 a 64 anos, desde que com histórico de dois exames anuais negativos. Uma caminhada em alusão à campanha também será realizada ainda durante este mês.

No Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde estima que neste ano, no Paraná, devam ser registrados mais 3.470 novos casos de câncer de mama e 990 novos diagnósticos de câncer do colo do útero. O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres e é causado pela multiplicação anormal de células, que formam um tumor, podendo ainda invadir outros órgãos. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente, exceto o câncer de pele não melanoma, e corresponde à quarta causa de mortes pela doença no Brasil.

“Quando detectado precocemente, as chances de sucesso no tratamento aumentam. A principal estratégia recomendada é a realização da mamografia. É importante que a mulher esteja sempre atenta e procure os serviços de saúde para os exames de rotina ou caso detecte algum sinal da doença”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A redução no número de casos pode chegar a até 30% com prevenção e bons hábitos, como a alimentação saudável, prática de atividades físicas, manutenção do peso corporal adequado, amamentar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar o tabagismo passivo. Em todo o estado, são disponibilizados mais 1,2 milhão de exames citopatológicos do colo do útero, realizando uma média de 100 mil exames por mês, em todo o Paraná. Durante o mês de outubro a oferta de exames triplica, chegando a 300 mil.

A Secretaria da Saúde promove também a busca ativa de mulheres dentro da faixa etária para que façam os exames de rastreamento e orienta os municípios para a importância da vacina do HPV, uma estratégia de proteção contra o câncer do colo do útero, além de incentivar o atendimento ampliado, em horários alternativos, durante a semana.

Foto: Secom

+++

Bandeira deixa Cascavel rosa

A tradicional bandeira que marca o mês de outubro foi hasteada na manhã de ontem (3) no Hotel Copas Verdes, ao lado da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel. Durante o mês, voluntárias do Movimento Cascavel Rosa, mobilizadas com o movimento Outubro Rosa, em parceria com diversas organizações estarão ministrando palestras, participando de mutirões de saúde e vários eventos sociais.

Durante o mês outras ações estão programadas como o Concurso Vitrine Rosa, promovido em parceria com a Câmara da Mulher de Cascavel. Camisetas do movimento também estão sendo vendidas e podem ser adquiridas na loja Franca Calçados em horário comercial.

Outros dois eventos estão sendo organizados, a Terceira Carreata do Rosa, que será realizada no dia 15 deste mês, das 9h30 às 10h30, com saída da Igreja do São Cristóvão. O Bazar das Amigas e voluntárias em parceria com o Cascavel Rosa ocorre nos dias 21 e 22.