Saúde

Mutirão: Zoo e Feira do Teatro serão pontos de vacinação contra pólio neste fim de semana em Cascavel

Zoológico já inicia imunização neste sábado, das 13h às 17h

Em Cascavel, a segunda dose contra o sarampo não chegou a 50% de cobertura; já a poliomielite está mais avançada, com 88,55%
Em Cascavel, a segunda dose contra o sarampo não chegou a 50% de cobertura; já a poliomielite está mais avançada, com 88,55%

O Mutirão de Vacinação Contra Pólio avança em Cascavel e até no fim de semana a imunização não para. A Feira do Teatro e o Zoo serão pontos de vacinação para aplicar doses em crianças de 1 a menores de 5 anos. Opções que já unem entretenimento para as famílias e prevenção à saúde. O intuito é que os cascavelenses aproveitem os espaços alternativos de vacinação para ampliar a cobertura vacinal na cidade.

O Zoológico de Cascavel voltará abrir as portas após o temporal que deixou estragos no espaço na última sexta-feira. O Zoo receberá as crianças para a vacinação no sábado (17) e domingo (18), das 13h às 17h. Os atendimentos serão no estacionamento do parque, em frente ao serpentário.

Vale destacar que é preciso fazer o cadastro para entrar no Zoo. Ele poderá ser feito pelo link:  https://doity.com.br/zoocascavel. A administração do parque também disponibiliza monitores para auxiliar os visitantes que, porventura, não fizeram a aquisição do ingresso online gratuito.

FEIRA DO TEATRO
A Feira do Teatro, tradicional ponto de encontro das famílias no domingo de manhã, também contará com o serviço de imunização. O atendimento será das 8h às 12h. Vale a pena conferir as atrações da feira e já garantir a vacina.

DADOS
Com a mobilização, os números da cobertura vacinal tem melhorado em Cascavel. De acordo com os dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), até semana passada, apenas 35% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos tinham sido vacinadas no município, com a campanha o número já saltou para 42,89%, isso sem contabilizar as cerca de 450 crianças que foram imunizadas ontem (14) na rede pública de ensino.

Ao todo, mais de 18 mil crianças atendem a esse perfil. Mas ainda mais de 10 mil crianças precisam se imunizar e a responsabilidade recai sobre os pais que precisam levar os seus filhos para garantir a proteção, considerada a única forma de prevenção contra a paralisia infantil.

REDE PÚBLICA DE ENSINO
O mutirão já chegou às instituições de ensino da rede pública de Cascavel ontem. No total, 113 unidades vão receber as equipes da Secretaria de Saúde, incluindo todos os 55 Cmeis e 58 escolas – essas que têm crianças na idade da campanha. A imunização acontecerá das 16h30 às 18h30, facilitando assim para que os pais possam acompanhar as crianças. Cada unidade será informada com antecedência da ida da Sesau para a instituição. A mobilização segue até dia 23 de setembro nesses espaços. As crianças recebem aviso nos cadernos de bilhetes sobre a vacinação.

COMBOIO
O Mutirão conta ainda com a vacinação no Comboio da Saúde. A unidade móvel está estacionada no Calçadão da Avenida Brasil. Os pais que estiverem passando com seus filhos pelo centro da cidade já podem aproveitar e imunizar as crianças. A falta do documento de vacinação não será impedimento.

A unidade móvel ficará no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e também aos sábados, das 8h às 17h. É mais uma opção para os pais.

EXTRAMURO
A vacinação extramuro também será realizada em mercados, universidades, entre outros espaços. As programações serão divulgadas à população.

A Unipar já está vacinando e segue com a atividade até dia 16 de setembro, sempre das 18h às 22h15, no câmpus de Cascavel. Uma opção noturna para os pais.

O Sesc também se une ao Mutirão e vira ponto de vacinação nos dias 19, 29 e 30 de setembro. O atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

CAMPANHA NACIONAL
A Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação Contra a Poliomielite segue normalmente nas unidades de saúde do município, a partir das 8h, até o dia 30 de setembro.

As crianças de dois meses a 1 ano devem fazer a vacinação nas unidades de saúde, uma vez que as doses são injetáveis.

Crédito: Secom