Saúde

Doe órgãos. A vida precisa continuar

A campanha visa sensibilizar a população quanto à importância da doação para salvar a vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante

Doe órgãos. A vida precisa continuar

O Ministério da Saúde acaba de lançar a Campanha Nacional de Incentivo à Doação, que neste ano traz o slogan “Doe órgãos. A vida precisa continuar”. A campanha visa sensibilizar a população quanto à importância da doação para salvar a vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante.

Com a pandemia do novo coronavírus, no mundo inteiro e no Brasil tem sido observada queda nas doações de órgãos e na realização de transplantes, tornando-se um desafio para os países, tanto pelos esforços para manutenção das doações, quanto para garantir a segurança das equipes de saúde e dos pacientes. A campanha se tornou ainda mais necessária, tendo em vista o fato de que o Brasil contabilizava um número crescente de transplantes nos últimos anos.

“O Ministério da Saúde, com estados e municípios, está empenhado em encontrar soluções para superar os obstáculos impostos ao programa de transplante na pandemia. A retomada dos procedimentos será subsidiada por protocolos rigorosos para garantir a segurança de todos”, disse o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

De janeiro a julho de 2019, foram realizados 15.827 transplantes no País. No mesmo período em 2020, o número de procedimentos foi de 9.952. No País, até 31 de julho, existiam 46.181 pacientes aguardando por transplante.

A campanha

Todos os anos, no Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, em 27 de setembro, o Ministério da Saúde lança uma nova campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. As peças mostram a relação entre a espera da volta da vida ao normal com a espera de alguém que aguarda pela doação de um órgão ou tecido para tornar possível fazer as coisas mais simples, como respirar, ver e simplesmente viver. A campanha também destaca o fator fundamental para tornar possível uma doação de órgãos e tecidos: a autorização da família, estimulando que possíveis doadores conversem com seus familiares e manifestem esse desejo.

A campanha conta com apoio de diversos veículos de comunicação, com cessão de espaços publicitários gratuitos. A veiculação teve início dia 24 de setembro e segue até 23 de outubro.