Política

Voto Consciente: Mais de 30 candidatos assinaram o termo de compromisso

Ao todo, 29 candidatos firmaram compromisso com a Pastoral Política para o pleito de 2022

Voto Consciente: Mais de 30 candidatos assinaram o termo de compromisso

Cascavel – Terminou ontem (29), a primeira etapa da Campanha Voto Consciente, promovida pela Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel. O objetivo da igreja é reforçar compromissos dos candidatos ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Paraná com as necessidades da região. Ao todo, 34 candidatos firmaram compromisso com a Pastoral Política para o pleito de 2022.

De acordo com monsenhor Reginei Modolo, o “Padre Zico”, um dos responsáveis pela Pastoral Política, três candidatos ao Senado Federal, dez candidatos a deputado federal e 18 candidatos a deputado estadual assinaram o termo com os princípios defendidos pela pastoral. O candidato que aceitasse acolher as propostas e princípios terá o nome divulgado e apoiado pela igreja, além de receber o selo da pastoral política.

Defesa da vida

O termo de compromisso conta com sete princípios que os candidatos devem cumprir e promover durante o mandato. O documento inclui cláusulas como a defesa do direito à vida, defesa dos mais vulneráveis, defesa da dignidade da pessoa humana, promoção da família, partir sempre do Evangelho, superando qualquer viés ideológico que ao Evangelho se opunha, orientar-se pelos princípios e valores da doutrina social da Igreja e combater todo e qualquer tipo de corrupção.

Além disso, o documento prevê que o deputado estadual que recebeu apoio da pastoral, deve destinar 50% das verbas parlamentares aos municípios da região da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Já o deputado federal deve, obrigatoriamente, destinar R$ 15 milhões em verbas anualmente para os municípios da Amop. Desses repasses, as verbas do primeiro ano serão enviadas ao Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) para a realização de cirurgias eletivas. Nos outros três anos, a destinação das verbas será definida em consenso entre o eleito e a pastoral.

O senador, de toda a verba que o parlamentar destinar durante o seu mandato, 20% deve ser aos municípios da Amop. Pelo menos oito candidatos já procuraram a arquidiocese para assinar o termo.

Divulgação e orientação

De acordo com o Padre Zico, a partir de agora, a Pastoral tornará público os nomes dos candidatos e dará sequência ao trabalho orientando os católicos sobre quais candidatos assinaram o termo. “Agora iremos dar publicidade dos nomes e desenvolver o trabalho que será desencadeado nas paróquias, no sentido de orientar os católicos que estejam atentos aos candidatos que assumiram esse compromisso.”

Segundo o Padre Zico, os católicos terão a liberdade de escolher os candidatos que irão votar em outubro, porém, a Pastoral Política orienta para que devam votar nos candidatos que firmaram o compromisso. “Pediremos que eles escolham e dirijam o voto aos candidatos que assinaram o termo. Eles são livres para escolher, mas nossa orientação é que escolha algum dos candidatos que esteja na lista.”

Os candidatos que assinaram o termo não são apenas de Cascavel. De acordo com o Padre Zico, candidatos da região também buscaram a Pastoral Política para assumir o compromisso. “Tem candidatos que não são de Cascavel, mas são da região oeste, da região da Amop”

A Arquidiocese de Cascavel abrange 17 municípios e os trabalhos serão desenvolvidos em todos.

Foto: Ilustração/Pastoral Política

Confira quem abraçou “Voto Consciente”

A reportagem do jornal O Paraná teve acesso aos candidatos que assinaram o termo de compromisso com a Pastoral Política. Os candidatos que disputam uma vaga ao Senado e assinaram o termo foram Alvaro Dias (Podemos), Orlando Pessuti (MDB) e Paulo Martins (PL).

Já quem concorre a uma das vagas na Câmara Federal e assinou, foram: Adani Triches (Solidariedade), Alfredo Kaefer (Pros), Delegado Alamini (Podemos), Evandro Roman (PP), Henrique Mecabô (Novo), Marlise Cruz (PSD), Nelsinho Padovani (União Brasil), Renato Silva (Republicanos), Ana Santos Lima (PSD), de Medianeira, e Tenente Coronel Zocchi (PP), de Pato Branco.

Os candidatos a deputado estadual que assinaram o termo são Adelino Ribeiro (PSD), Celso Dal Molin (PL), Fabio Fockink (DC), Gugu Bueno (PSD), Gustavo Ferlin (PP), Joceh da Auto Escola (MDB), Jorge Bocasanta (PP), Marcio Pacheco (Republicanos), Olavo Santos (Podemos), Oziel Luiz (MDB), Paulo Janke (PP), Paulo Porto (PT), Alan Medeiros (Cidadania), Romulo Quintino (PL), Saulo Martins (DC), Cidão da Telepar (PSB), Paloma Biavati (PL), Suco (PDS), Ademir Bier (MDB), de Marechal Cândido Rondon, Catia Valente (PP), de São Miguel do Iguaçu, e Teixeirinha (PP), de Matelândia.