O período de cadastro de contribuintes isentos do pagamento de IPTU e taxa de lixo teve início ontem e já no primeiro dia houve bastante movimento no setor da prefeitura de Cascavel.
Cerca de 5.800 pessoas têm direito a isenção, mas a cada ano é necessário renovar o cadastro.
"Embora o benefício seja concedido automaticamente para as famílias que já estão cadastradas como isentas, anualmente fazemos uma revisão dos cadastros para avaliar quem permanece nas condições de isento", explica o secretário de Finanças de Cascavel, Renato Segalla.
Maria Terezinha Leite acompanhou a mãe Albertina ontem na expectativa de conseguir a isenção. Ela conta que há dois anos o benefício era garantido a famílias e que após o falecimento do pai, foi suspenso.
“No ano retrasado ajudamos minha mãe a pagar e do último ano ela fez o pagamento parcelado. Agora espero que ela consiga a isenção”, comenta Maria Terezinha.
Chirlei Scheffer trabalha como diarista e está cadastrada em programa social do município. Neste ano ela espera fazer parte do cadastro de beneficiários. “Eu já havia buscado informações com antecedência e ao saber do início do cadastro comparecei já no primeiro dia”, comenta.
Critérios
Podem solicitar a isenção contribuintes com renda familiar de até dois salários mínimos, que possuam apenas um imóvel e que more nele e que estejam no Cadastro Único da Assistência Social.
O pedido deve ser feito no setor de IPTU, da Secretaria de Finanças que funciona no horário das 8h30 às 17h no piso térreo do Paço Municipal. O prazo se encerra no dia 28 de setembro.