Política

Paranhos será ‘decisivo’ na eleição

Paranhos será ‘decisivo’ na eleição

Na última matéria da série referente à primeira pesquisa de opinião sobre a disputa para prefeito de Cascavel nas Eleições 2024, o jornal O Paraná, em parceria com o Instituto SDS Pesquisas, traz nesta edição números que mostram o “peso” de influência do apoio do prefeito Leonaldo Paranhos a um eventual candidato. Segundo os números, este apoio seria decisivo para decidir a eleição. Além do peso eleitoral do prefeito, a SDS Pesquisas, os entrevistados também responderam “Como o senhor avalia a administração do prefeito Paranhos?”

 

Cenários

Nas edições de quinta e sexta-feira, o Jornal O Paraná apresentou os números que retrataram os cenários da pesquisa espontânea (sem apresentação de nomes de possíveis candidatos), estimulado (com apresentação de nomes prováveis) e pelo menos quatro cenários em um eventual segundo turno. Em todos os cenários o ex-prefeito Edgar Bueno apareceu na liderança, alguns com mais vantagem e outros com menos, outros candidatos “aliados” ou do grupo do atual prefeito Leonaldo Paranhos apareceram na sequência.

 

Apoio “pesado”

O Instituto SDS Pesquisas foi às ruas e perguntou: “Você votaria em um candidato indicado e apoiado pelo prefeito Paranhos?” 76,75% dos entrevistados afirmara que votariam, outros 17,13% informaram que não votariam e 6,11% não responderam.

 

Avaliação da Gestão Paranhos

O SDS também perguntou aos entrevistados como eles avaliam a administração do prefeito Leonaldo Paranhos frente à Prefeitura de Cascavel. Segundo os dados, 76% dos entrevistados classificam a administração como Boa/Bom. Já 18% falaram que é regular. Outros 4,38% disseram que a administração é ruim e 1,61% não respondeu.

Na soma entre “Bom” (76%) e “Regular” (18%), a aprovação da Gestão Paranhos chega a 94%, daí o “poder” do apoio do atual prefeito a um futuro candidato à sua sucessão.

 

 

Avaliação administração Paranhos

Bom      76%

Regular                18%

Ruim     4,38%

Não informou   1,61%

 

Em quem Paranhos vai votar?

Levando em conta os dados apresentados, é fácil entender que o apoio de Paranhos poderá mudar totalmente o cenário político de Cascavel. Em conversa com a reportagem do O Paraná, Paranhos disse que o seu grupo político precisa entender, primeiro, quem é a pessoa com o perfil para ser candidato. “Prefeito não fabrica candidato. É preciso entender do nosso time, que tem várias pessoas, quem de fato será o candidato. Vou apoiar, evidentemente, um candidato do nosso grupo, até para garantir a continuidade da política de transformação que nós fizemos na cidade.”

Direto na resposta, Paranhos disse ainda que Cascavel não pode retroagir. “Nós vamos olhar para frente, não vamos olhar no retrovisor. Cascavel não aceita mais retroagir. Nós entendemos que é possível fazer as coisas. Coisas históricas de 50 anos que nós não tínhamos, hoje temos. Então está provado que um novo modelo de governo dá certo. Então, temos que achar dentro do nosso grupo alguém que atenda exatamente esse perfil.”

Pacheco, Renato, Gugu e Alécio

Os possíveis candidatos a prefeito de Cascavel, Marcio Pacheco, Renato Silva, Gugu Bueno e Alécio Espínola que possuem uma relação de proximidade com o atual prefeito, deverão se “digladiar” em busca do apoio de Leonaldo Paranhos.

Além disso, outros nomes ainda podem “correr por fora”. Contudo, uma coisa é certa: o apoio de Paranhos deverá pesar muito na próxima eleição.

 

FOTO: Secom

 

Lula ou Bolsonaro?

O Instituto SDS Pesquisas também realizou um levantamento em Cascavel sobre uma possível disputa pela Presidência da República, hoje, repetindo o cenário com o atual presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com os números apurados, 28% falaram que votariam em Lula, já 54,25% disseram que votariam em Jair Bolsonaro. Indecisos somaram 4,88% e brancos e nulos 12,13%. Outros 0,73% não informaram.

Como foi a disputa?

No segundo turno das Eleições de 2022, realizado no dia 30 de outubro, Lula somou 33,10% de votos em Cascavel. Já Bolsonaro teve um desempenho de 66,90%.

 

A pesquisa

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas com 800 eleitores em Cascavel, entre os dias 17 e 20 de março de 2023. O levantamento foi realizado com base na amostragem populacional, com moradores do centro, regiões norte, leste, sul, oeste e área rural, estratificada por sexo, idade e local de moradia. A margem técnica de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem um índice de confiabilidade de 95%.