Política

Pacheco afirma que candidatura “é natural”

Pacheco afirma que candidatura “é natural”

Na continuidade à série de entrevistas com os cinco nomes que mais se destacaram na primeira pesquisa sobre o cenário político de Cascavel para 2024, divulgada na semana passada, o jornal O Paraná traz hoje o deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos). Vale lembrar que a sequência das entrevistas obedece à disponibilidade de agenda dos possíveis candidatos.
Pacheco está no terceiro mandato de deputado estadual e já disputou o cargo de prefeito de Cascavel em 2016 e em 2020, ficando em segundo lugar nos dois pleitos. Na pesquisa realizada pelo O Paraná em parceria com o Instituto SDS Pesquisas, Pacheco apareceu entre os mais lembrados pelos eleitores.

Resultados
O deputado estadual que apareceu na segunda colocação nos cenários espontâneo e estimulado disse atribuir os números ao trabalho político desenvolvido em Cascavel desde a época em que era vereador até os dias atuais, com os trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná. “Fico muito honrado de fazer parte desse rol de nomes que se apresentam como prefeituráveis de peso para disputar a eleição. Isso também, claro, é fruto de um trabalho intenso, de um trabalho de doação dos últimos 10 anos da minha vida para fazer a política. Isso é fruto do trabalho, muito trabalho. Estou agora reeleito para um terceiro mandato de deputado estadual e isso quer dizer que de fato a população tem aprovado o meu trabalho Assembleia Legislativa.”

“Prefeiturável credenciado”
Marcio Pacheco já tentou por duas vezes ser prefeito de Cascavel. Em 2024, Pacheco deverá novamente concorrer ao cargo. Segundo ele, a candidatura seria “natural”. “Em 2024 pode acontecer novamente. Aliás, é natural que aconteça; é uma candidatura muito natural. Participei das duas últimas campanhas em Cascavel, fiquei em segundo lugar nas duas eleições. O prefeito Paranhos agora não pode mais ser candidato, então é natural que o meu nome se apresente em uma candidatura.”
Segundo ele, a maturidade política adquirida no decorrer dos anos o coloca no cenário como um “prefeiturável credenciado”. “Além disso, há uma história política, fui presidente da Câmara, terceiro mandato de deputado estadual então há, de fato, uma maturidade política, uma experiência, uma musculatura, uma condição que hoje credencia para uma candidatura. Claro que isso tudo depende de uma construção. Depende de construção com lideranças políticas. E estamos dialogando com as lideranças políticas de Cascavel. Depende de construção com forças partidárias, diálogo com o setor produtivo, de popularidade, de construção com a população, que é o que mais importa. Tem muita gente aqui de Cascavel que de fato quer ver a gente comandando município e para mim, se isso acontecer, será uma grande honra.”

Embate no Republicanos?
Se Pacheco quiser concorrer à Prefeitura, deverá primeiro se entender com o correligionário Renato Silva, já que Marcio Pacheco está filiado no partido Republicanos, o mesmo partido do atual vice-prefeito, que também apareceu bem posicionado no cenário político cascavelense, de acordo com a pesquisa divulgada na semana passada.
O deputado estadual disse acreditar que não haverá nenhum embate interno no partido pela disputa da vaga. “Nós temos um dialogo muito bom. Não é a toa que estamos no mesmo partido; não estaríamos no mesmo partido se não houvesse esse alinhamento entre mim e o vice-prefeito Renato Silva. Acredito firmemente que estaremos juntos na campanha de 2024. Não acredito que haverá embates. Naturalmente, um de nós apresentará uma demonstração de viabilidade eleitoral política maior de um ou de outro. E acredito que nós teremos essa maturidade para reconhecer e estarmos alinhados para 2024.”
Pacheco ainda afirma que a política interna da sigla é dar “oportunidade” para aquele que melhor aparece posicionado, em caso de alguma divergência. “Daqui até lá muita coisa vai acontecer. O partido pensa dessa maneira; o partido em âmbito nacional, estadual pensa dessa maneira de dar de fato a oportunidade a quem tiver a maior condição de vencer as eleições, de ser o prefeito de Cascavel.”

Janela Eleitoral
Agora, caso não haja a concordância esperada por Pacheco ele não poderá trocar de partido, uma vez que a janela eleitoral para deputado estadual não permite a alteração de sigla nas eleições municipais sem que ele perca o mandato legislativo. Pacheco assegura que não irá sair do partido e que, se for candidato a prefeito, será pelo Republicanos.
“Eu sou Republicanos. Eu estou Republicanos e vou permanecer no Republicanos, isso é uma coisa certa. Eu sendo candidato a prefeito de Cascavel, serei candidato pelo Republicanos, mas honestamente não acredito que vai haver esse embate.”

Candidato de Paranhos?
Tanto nas eleições de 2016 quanto nas eleições de 2020, Marcio Pacheco teve disputas diretas com o atual prefeito Leonaldo Paranhos. Passado o pleito de 2020, Pacheco se aproximou do grupo político de Paranhos. Para 2024, ele disse não descartar ser o candidato abraçado pelo atual prefeito para a disputa.
“É totalmente possível que nós estejamos alinhados na campanha de 2024, inclusive, o próprio prefeito Paranhos tem publicamente apresentado essa possibilidade. Ele sempre tem dialogado, tem apresentado que hoje existem quatro nomes que estão alinhados com a administração atual que são: Eu, o nome do vice-prefeito Renato Silva, o nome do deputado Gugu Bueno e o nome do presidente da Câmara Alécio Espínola. Desde sempre nós tivemos uma maturidade política muito grande. Eu nunca fiz nada para prejudicar a administração do prefeito Leonaldo Paranhos e nunca fiz um apontamento pessoal, nem mesmo nas campanhas. Sempre discuti ideias; sempre debatemos ideias, nunca fomos inimigos, fomos adversários políticos durante o processo eleitoral. Passado o processo eleitoral sempre trabalhamos alinhados.”
Caso seja candidato em 2024 será a primeira disputa de Pacheco sem Paranhos no páreo. Mesmo sem a presença do atual prefeito na corrida, o deputado disse acreditar que não seja uma disputa fácil.
“Disputa para uma prefeitura com a grandeza de Cascavel, nunca foi e nunca será uma eleição fácil. Agora, é evidente a força do prefeito Paranhos. Então assim, uma disputa onde ele não participe, é claro que é um cenário muito diferente, não que seja mais fácil, mas é evidente que seja muito mais favorável. Então assim, ele (Paranhos) não estando presente nessa eleição, naturalmente o meu nome tem essa viabilidade maior para disputar com uma boa performance e com boa condição de vencer.”

Candidato do Governador?
Como deputado estadual que compõe a base do Governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa do Paraná, Pacheco também alega ter todas as credenciais para ser o candidato do governador em Cascavel.
“Tenho todas as condições, estou credenciado para isso. Sou base do governo, dei total apoio ao governador Ratinho Junior durante os quatro anos de mandato, apoiei o governador na campanha para sua reeleição, o partido Republicanos integra a base do governo. Eu tenho tantas quantas possibilidades e condições de ser apoiado pelo governador quanto qualquer outro candidato que se apresenta e seja alinhado ao governo.”

Crédito: João Guilherme Clos