Política

Início dos trabalhos no Legislativo será marcado por novas eleições

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Brasília – O Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas do Estados retomam os trabalhos legislativos nesta quarta-feira (1°). A data marca a posse dos parlamentares eleitos nas eleições de outubro de 2022 e a eleição para as Mesas Diretoras das Casas Legislativas. Já na quinta-feira (2), haverá sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura.

Na Câmara, os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse em sessão marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Até agora, na Câmara não há candidatura oficialmente formalizada, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição, ou seja, até as 15h30, mas os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira, do PP, atual presidente é candidato à reeleição. Chico Alencar do PSOL também vai concorrer.

Deputados Federais do Paraná

Os 30 deputados federais do Paraná que tomarão posse hoje são: Aliel Machado, Beto Preto, Beto Richa, Carol Dartora, Delegado Matheus Laiola, Deltan Dallagnol, Diego Garcia, Dilceu Sperafico, Enio Verri, Felipe Francischini, Filipe Barros, Geraldo Mendes, Giacobo, Gleise, Leandre, Luciano Ducci, Luíza Canziani, Luiz Nishimori, Nelsinho Padovani, Paulo Litro, Pedro Lupion, Ricardo Barros, Sandro Alex, Sargento Fahur, Sérgio Souza, Tadeu Veneri, Tião Medeiros, Toninho Wandscheer, Vermelho e Zeca Dirceu.

Senado Federal

Já no Senado Federal, a sessão de posse dos 27 senadores eleitos em outubro, equivalente a um terço do senado, está marcada para as 15h. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031. O senador paranaense que tomará posse hoje é o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (União Brasil).

Logo na sequência da cerimônia de posse, será realizada a eleição da Mesa Diretora do Senado. Diferente da Câmara, a eleição do Senado promete jogo duro e coloca três candidatos em busca da maioria absoluta dos votos.

Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura. Contudo, o atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.

A sessão para a eleição da Mesa Diretora do Senado deve ser aberta com o quórum mínimo de 14 senadores, o equivalente a um sexto da composição do Senado. A votação, que é secreta, deve ter a presença da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, 41 senadores, mesmo número necessário para a escolha do presidente.

A expectativa de Rogério Marinho é levar a briga pela presidência da Casa para o segundo turno. Na tarde de ontem (31), o senador Rogério Marinho procurou o senador Eduardo Girão para unirem as duas candidaturas, assim, teriam mais chance de vencer Rodrigo Pacheco.

Alep

No Paraná, a posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições será realizada em cerimônia que inicia às 14 horas. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense.

Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura.

Os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel (PSD), Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS).

Na próxima legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Na atual, são cinco deputadas. Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

Os cascavelenses que tomarão posse são: Gugu Bueno, Professor Lemos, Marcio Pacheco e Oziel Luiz, o Batatinha.

Já a eleição para a Mesa Diretora da Alep deverá ter chapa única, com o atual presidente Ademar Traiano sendo reconduzido ao cargo.

Deputados Estaduais

Confira quem são os deputados que serão empossados: Alexandre Curi, Marcio Nunes, Ademar Traiano, Tiago Amaral, Luiz Claudio Romanelli, Hussein Bakri, Marcia Huçulak, Artagão Júnior, Cobra Repórter, Gugu Bueno, Marcelo Rangel, Adão Litro, Tercílio Turini, Evandro Araújo, Moacyr Fadel, Cloara Pinheiro, Professor Lemos, Requião Filho, Arilson Chiorato, Renato Freitas, Ana Júlia, Luciana Rafagnin, Dr. Antenor, Ney Leprevost, Delegado Tito Barichello, Luiz Fernando Guerra, Do Carmo, Thiago Bührer, Mauro Moraes, Flávia Francischini, Paulo Gomes, Maria Victoria, Soldado Adriano José, Matheus Vermelho, Marcel Micheletto, Ricardo Arruda, Delegado Jacovós, Gilson de Souza, Gilberto Ribeiro, Alexandre Amaro, Cantora Mara Lima, Marcio Pacheco, Mabel Canto, Cristina Silvestri, Douglas Fabrício, Anibelli Neto, Batatinha, Alisson Wandscheer, Samuel Dantas, Fabio Oliveira, Denian Couto, Goura. Marli Paulino e Luis Corti.