Mais um com covid
O corona está pegando geral lá pelos lados de Brasília. Ontem, mais um ministro anunciou que testou positivo para covid-19. Jorge de Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) é o oitavo do primeiro escalão do Governo Bolsonaro a contrair o novo coronavírus. “Informo que, após fazer o teste RT-PCR para detectar possível presença do vírus da covid-19, meu resultado foi positivo. Estou em isolamento desde hoje (4) e cumpro agenda de forma remota. Apresento sintomas leves e sigo sob acompanhamento médico”, disse o ministro nas redes sociais.
Sobraram 15
Como o governo tem 23 ministérios, sobraram 15 fora da lista do vírus. Além do presidente Jair Bolsonaro, e de sua esposa, Michele, já testaram positivo: Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Milton Ribeiro (Educação), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Braga Netto (Casa Civil) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral).
Vacina da OMS
O deputado Michele Caputo (PSDB) confirmou a participação da vice-diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mariângela Batista Galvão Simão, na reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus no dia 12 de agosto. Mariângela vai tratar do esforço mundial para produção da vacina segura e eficaz contra a covid-19. A vice-diretora é responsável pela área de acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da OMS, em Genebra, na Suíça. A reunião, às 9h30 da próxima quarta-feira, será transmitida pela TV Assembleia e pelas redes sociais da Casa de Leis.
Auxílio emergencial
Dados do Ministério da Cidadania apontam que, até o fim de julho, 5.736 servidores públicos paranaenses devolveram um total de R$ 6.615.600 do auxílio emergencial que receberam indevidamente. Os números foram repassados pela Controladoria-Geral da União no Paraná. Esse contingente representa um terço dos mais de 15 mil servidores ou pensionistas que constavam como beneficiários do auxílio emergencial. Desse total, 10.835 trabalham em prefeituras e 4.687 em órgãos da administração estadual.
Rumo à reeleição
Dos 15 vereadores que formam a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, 13 já decidiram disputar a reeleição em 2020. Faltando pouco mais de três meses para o pleito, apenas o parlamentar Rudinei de Moura diz que não vai concorrer ao cargo eletivo no dia 15 de novembro. Este ano, pela primeira vez na história, as convenções partidárias serão de forma virtual, segundo entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Nova data
As eleições municipais deste ano, que seriam realizadas em outubro, foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro, em função da pandemia do novo coronavírus. Com isso, as convenções partidárias serão 31 de agosto a 16 de setembro.
Cada uma…
Depois da história do feijão milagroso e do alho rico em enxofre, aparece mais um tratamento milagroso para a covid-19. A sugestão é do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que é médico. Ele anunciou que vai adotar na cidade a aplicação de ozônio pelo ânus. A opção inusitada seria apenas para quem já testou positivo para o novo coronavírus. Morastoni fez o anúncio em uma live. O tratamento não tem eficácia cientificamente comprovada, mas muito provavelmente ninguém nem pensou em testá-lo.