Política

Informe da redação do dia 03 de julho de 2018

Reconhecimento

A Tribuna Livre da Câmara de Toledo, ontem, foi usada pelo presidente do Sescap, Alceu Dal Bosco, que agradeceu aos vereadores pela moção de aplausos por sua posse, destacando a importância de receber esse tipo de manifestação quando alguém se dedica em cargos sem remuneração. Dal Bosco, que anteriormente exercia o cargo de assessor de Governo em Toledo, assumiu o Sescap em 2 de abril, com mandato de quatro anos,

Mudança na agenda

A Câmara de Foz do Iguaçu alterou as datas das sessões desta semana. Realizada sempre às terças e quintas-feiras, nesta semana serão na quarta e na sexta-feira. O horário continua o mesmo: 9h. A partir da próxima semana a agenda retorna ao normal.

Reação I

A força-tarefa da Lava Jato divulgou nota ontem em reação aos comentários sobre o juiz Sérgio Moro e o senador Alvaro Dias, pré-candidato a presidente da República pelo Podemos.

Reação II

“Da mesma forma como se posicionou há algumas semanas, a força-tarefa Lava Jato na Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) vem a público novamente reforçar e esclarecer que nenhum de seus integrantes fez ou fará qualquer manifestação de apoio a algum pré-candidato a qualquer cargo nas eleições deste ano”, diz a nota.

Reação III

Acrescenta ainda que o esclarecimento diz respeito à nota publicada pela coluna Radar do site da revista Veja, com o título “Alvaro Dias é o preferido de Sérgio Moro”, em que há menção a procuradores da força-tarefa de Curitiba. “Qualquer manifestação neste sentido é especulativa e só tem a intenção de confundir a opinião pública tentando vincular todo o trabalho estritamente técnico, imparcial e apartidário realizado pela Lava Jato indevidamente a um partido, candidato ou ideologia política.”

Novo Regimento

A Câmara de Cascavel fez o que ninguém fazia há 43 anos: um novo Regimento Interno. O conjunto de regras e prazos que organiza o processo legislativo e o exercício do mandato dos vereadores segue agora para apreciação e votação de todos os vereadores. Sem dúvida, entram para a história.

Novo secretário

E por falar em Câmara… A Mesa Diretora terá mudanças. É que o vice-presidente Rômulo Quintino toma posse hoje como secretário de Meio Ambiente, na Prefeitura de Cascavel. A vaga de vereador deve ser assumida pelo segundo suplente da coligação, Jeferson Cordeiro. A nova composição da Mesa deve ser anunciada em breve.

Esclarecimentos

O vereador Parra (PMDB), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo de Cascavel, convidou o secretário de Saúde, Rubens Griep, para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). É que o vereador Mazutti teve dificuldades em entrar numa das unidades e não gostou nadinha. Griep foi categórico: “Nenhum servidor deve privilegiar vereadores ou autoridades, sejam da base ou oposição.”

Coisa estranha

Algumas “exigências” de Beto Richa para sua sucessora causam estranheza. Um desses casos é a manutenção no cargo do seu amigo de infância Maurício Theodoro no governo. No sábado, enquanto a governadora Cida Borghetti corria a região liberando obras e recursos, Theorodo prestigiava Ratinho Júnior na região. Vai entender!

Moderna emissão de senhas

A cada dia os serviços públicos passam por uma ampla modernização, em que a agilidade no atendimento ganha destaque. Diante dessas inovações, a Secretaria de Fazenda de Marechal Cândido Rondon começou a atender esta semana por meio de um totem emissor de senhas. De acordo com o secretário Carmelo Daronch, o objetivo do totem é o de melhorar as prioridades. Por isso ele foi configurado de acordo com as Leis das Prioridades 10.048/2000 e 10.741/2003, que são do Estatuto do Idoso.