Política

Informe da redação: Câmara, Luto oficial e Fachin x Lula

Gruber assume IPMC; Stefanello, Gabinete

A partir desta segunda-feira (15), haverá mudanças no primeiro escalão da administração municipal de Cascavel. Alcineu Gruber, que estava respondendo pela chefia de Gabinete e pela presidência do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel), deixará de acumular as funções para se dedicar ao instituto. A chefia de Gabinete ficará por conta de Thiago Stefanello, que até a semana passada respondia pela Secretaria Municipal de Saúde. Stefanello também coordenará o Comitê de Crise, criado para discutir ações de combate à covid-19 em Cascavel. Além do IPMC, Gruber auxilia o prefeito Leonaldo Paranhos como interlocutor entre os prefeitos que compõem a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

 

Câmara

Após um surto e a desinfecção, o presidente da Câmara de Cascavel, Alécio Espínola, divulgou nessa sexta ato com as medidas adotadas para evitar a propagação da covid-19 nas dependências do Legislativo. O prédio permanece fechado, com acesso liberado apenas para a imprensa. As sessões de segunda e terça serão mantidas em formato híbrido, com uma parte dos vereadores no plenário e os demais de forma remota.

 

Luto oficial

O prefeito Leonaldo Paranhos decretou luto de três dias em Cascavel pela morte do arcebispo metropolitano Dom Mauro Aparecido dos Santos. “Recebemos com profunda tristeza o passamento de Dom Mauro. É uma perda irreparável para o nosso Município. Dom Mauro, por meio de sua fé, sempre cuidou da cidade, não apenas com orações, mas também contribuiu para o desenvolvimento social, por meio de parcerias firmadas entre a Igreja e o Município, principalmente no setor de Educação.” Dom Mauro faleceu na quinta e foi sepultado ontem.

 

Luto II

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou o falecimento da ex-primeira-dama e secretária de Assistência Social Marlene de Fátima da Silva Schiavinato, ocorrido na madrugada dessa sexta, pontuando a trajetória de Marlene por oito anos quando seu marido, o hoje deputado federal José Carlos, era prefeito de Toledo e a dedicação da sua família à vida pública. Além da luta contra o câncer, Marlene teve seu quadro agravado devido à covid-19, e não resistiu.

 

Internado

Por falar em Schiavinato, o deputado segue internado para tratar as complicações da covid-19. Já o também toledano e ex-deputado Dilceu Sperafico teve alta, após longo internamento para se curar da covid-19.

 

Fachin x Lula

A procuradoria-geral da República entrou com recurso nessa sexta contra a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, que anulou as condenações do ex-presidente Lula. Para o MPF, deve-se manter a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba para processar quatro ações penais contra o ex-presidente – triplex do Guarujá, sítio de Atibaia, sede do Instituto Lula e doações da Odebrecht ao mesmo instituto.

 

Unidos pela Vacina

A Faciap aderiu ao movimento nacional Unidos Pela Vacina, cujo objetivo é a defesa da imunização de toda a população até setembro de 2021. A mobilização surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para engajar a sociedade, em conjunto com empresários de todo o Brasil.

 

Isolamento nas cidades

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) – aquela que está tentando comprar vacinas para os municípios – divulgou carta nessa sexta na qual recomenda aos prefeitos que, além de adotarem regras severas de restrição, avaliem a decretação de lockdown nas cidades. A entidade afirma que declarações do presidente Jair Bolsonaro “evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida”.