Política

Informe da Redação

Frente Parlamentar

Uma polêmica envolvendo a validade da Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná foi discutida durante a sessão da Alep. A questão envolve a disputa entre a Frente criada na legislatura anterior, coordenada pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT), e uma nova Frente requerida por deputados governistas nesta legislatura.

 

Frente Parlamentar II

De acordo com o regimento interno da Alep, uma Frente Parlamentar não pode exceder o período da legislatura na qual foi criada. Portanto, em teoria, a Frente criada na legislatura passada não poderia continuar em vigor. O deputado Arilson Chiorato, no entanto, protocolou um pedido de prorrogação da Frente em janeiro.

 

Governistas e oposição

Apesar disso, os deputados governistas também protocolaram um requerimento para instaurar uma nova Frente Parlamentar sobre o Pedágio, com o objetivo de acompanhar os novos Contratos de Concessão de Pedágio na Legislatura de 2023 a 2026. A polêmica continua em discussão na Alep.

 

Time completo

O governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou os nomes dos últimos três secretários que vão compor a estrutura do governo estadual em seu novo mandato. Com isso, todos os ocupantes do primeiro escalão do governo foram confirmados.

 

Velhos conhecidos

Entre os secretários estão o deputado federal Sandro Alex, que retorna à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, o deputado estadual Marcio Nunes, que assumirá a Secretaria do Turismo, e Santin Roveda, ex-prefeito de União da Vitória, que ocupará a Secretaria da Justiça e Cidadania.

 

Novos deputados

Com as nomeações dos deputados federais Beto Preto, Sandro Alex e Leandre para o secretariado do governador Ratinho Junior, três suplentes assumiram o mandato de deputado federal. Os novos deputados são Rodrigo Estacho, Stephanes Junior e Luciano Alves, todos do PSD. A posse de Luciano Alves, de Foz do Iguaçu, aumentou o número de representantes do Oeste do Paraná em Brasília.

 

Alvaro no Senado

O ex-senador Alvaro Dias voltou ontem (28), ao Senado para acompanhará representantes da CNI e de federações de indústria e comércio de vários estados, em reunião com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O objetivo era tratar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre pagamento retroativo de CSLL por empresas.

 

Operação Vigília

O MPPR, por meio do Gepatria, de Foz do Iguaçu deflagrou a Operação Vigília, que apura um esquema de fraudes em licitações pelo Município de Santa Helena. Os alvos da ação são empresários que estariam envolvidos com irregularidades na promoção de processos licitatórios para a contratação de serviço de vigilantes patrimoniais, frustrando o critério de concorrência.

 

Conselho dos Lindeiros

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu promoveu a eleição da nova mesa diretiva. Apenas uma chapa encabeçada pelo prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, foi concorreu. O vice-presidente será o prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim.

 

Mais prazo

O deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos) encaminhou, ontem (28) ao Ministério da Agricultura e Pecuária um ofício solicitando a prorrogação do período de ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) para semeadura do milho segunda safra no Paraná. Integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, Pacheco justifica que os atrasos na colheita de soja e as chuvas em fevereiro levaram a um atraso significativo do plantio do milho safrinha.