Deputados e governadores
O candidato à Presidência pelo PL, Jair Bolsonaro, recebeu ontem (6) no Palácio da Alvorada um grupo de deputados federais e governadores eleitos e reeleitos, que manifestou seu apoio à reeleição do mandatário. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também estava presente no encontro.
Auxílio Brasil
Durante o encontro, Bolsonaro disse ainda que conversou com Arthur Lira sobre uma proposta de taxação de lucro das empresas pago a acionistas para bancar a complementação do Auxílio Brasil. A partir de janeiro, o valor do benefício volta para R$ 400 e o governo busca recursos para mantê-lo em R$ 600.
Ordem
NO programa eleitoral que começa hoje, o primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.
Combustíveis
Perdeu a validade a medida provisória que suspendia até o final do ano a utilização de créditos tributários gerados pela comercialização de combustíveis com alíquota zerada. Publicada em maio, ela chegou a ser aprovada pela Câmara dos Deputados, mas o Senado não deliberou.
Institutos de pesquisa
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que deve votar em Plenário já na próxima semana projeto que torna mais rígida a legislação sobre institutos de pesquisas e pune essas empresas em caso de erros muito acima da margem de erro.
Jocelito no TSE
O ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto (PSDB), que disputou as eleições para deputado federal e obteve 74 mil votos, continua inelegível. O TRE-PR rejeitou os embargos de declaração apresentado pela defesa de Jocelito, mantendo o candidato inelegível. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Beto Richa com a vaga
Em consequência da decisão, quem assume o mandato de deputado federal em 2023 é o ex-governador Beto Richa, também do PSDB, que teve 64.868 votos e ficou na primeira suplência.
Aprovada com ressalva
O Tribunal de Contas do Paraná emitiu Parecer Prévio pela aprovação das contas de 2021 do Poder Executivo do Estado. No entanto, os conselheiros ressalvaram seis itens, expedindo ainda cinco determinações e quatro recomendações ao governo estadual. A decisão será encaminhada à Alep, responsável pelo julgamento das contas do governador.
Secretário da Saúde
O médico e deputado federal eleito, Beto Preto retornou ao cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná. Ele havia deixado o comando da pasta para concorrer nas eleições deste ano. Beto foi o deputado federal mais votado do Paraná, com 206.898 votos.
Nova Lei
O TCE do Paraná realizou em Cascavel o curso sobre os pontos polêmicos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O encontro reuniu 750 gestores e servidores públicos das regiões Oeste e Sudoeste do Estado.
Ruído excessivo
O vereador de Cascavel Cidão da Telepar (PSB), solicitou que a Transitar faça testes com radares que captam ruídos excessivos em em pontos estratégicos da cidade. A tecnologia já está em teste em Curitiba e permite o registro em imagem e áudio dos veículos que emitam ruídos acima do permitido, principalmente provenientes do escapamento de motos e carros.