Sabatina OAB
A OAB Paraná promoverá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a partir das 19h, uma série de sabatinas aos candidatos ao cargo de governador do Paraná. As sabatinas serão realizadas na Sede da OAB Paraná e terá transmissão via redes sociais. O primeiro a ser sabatinado será Ricardo Gomyde (PDT), seguido de Roberto Requião (PT).
Sabatina OAB II
Na quarta-feira (14), participam da sabatina Vivi Motta (PCB) e Professora Ângela (PSOL). Na quinta-feira (15), será a vez de Ratinho Junior (PSD), Solange Bueno (PMN) e Joni Correia (DC). Os candidatos Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Adriano Teixeira (PCO) foram convidados, mas ainda não confirmaram sua participação.
Juiz Sergio Moro?
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PC do B, pretende ir à Justiça para impedir que o candidato ao Senado Federal Sergio Moro (União Brasil), use o nome “Juiz Moro” em sua campanha eleitoral.
Bolsonaro deferido
O Tribunal Superior Eleitoral deferiu o registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição ao cargo. Os processos de registro foram relatados pelo presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que votou pela aprovação das candidaturas.
Soraya Thronicke
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral também decidiu, por unanimidade, aprovar o registro da candidata do partido União Brasil, Soraya Vieira Thronicke ao cargo de presidente da República. O processo também foi relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Convenção cancelada
Em decisão unânime, os ministros do TSE homologaram a anulação da convenção partidária do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) que lançou a candidatura de Pablo Marçal ao cargo de presidente da República. Na mesma sessão, foi aprovada a adesão da legenda à coligação Brasil da Esperança (PT, PSol, Red, Solidariedade, PSB, Agir e Avante). Com a decisão, Marçal oficialmente está fora da corrida eleitoral.
Ainda não julgados
Ainda aguardam julgamento os registros de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral os candidatos Constituinte Eymael (DC), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Padre Kelmon (PTB).
Conferência do voto
Nas Eleições de 2022, os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. A urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.
Qual será o primeiro voto?
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual (com cinco dígitos). Depois, deve votar para senador (com três dígitos), e, então, para governador (dois dígitos). O último voto será para presidente da República (com dois dígitos).
Isenção IPTU
O prazo para pedir isenção do IPTU deste ano está chegando à reta final, em Cascavel. Os cascavelenses de baixa renda podem garantir o benefício até dia 30 de setembro. Desde 16 de maio está aberto o prazo. Os contribuintes precisam ir até a Prefeitura, no setor de IPTU, para fazer a solicitação. Até o momento, 1.939 contribuintes já solicitaram a isenção.