Futuro Político
O pré-candidato do União Brasil, Sergio Moro, definirá hoje (12) o futuro político. Moro realizará uma coletiva de imprensa nesta terça-feira para anunciar sua candidatura nas eleições de 2022. De acordo com as especulações, Moro deverá ser candidato ao Senado pelo Paraná.
Pesquisa Eleitoral
O Instituto FSB divulgou ontem (11) uma pesquisa de intenção de voto para presidente da República. A sondagem foi encomendada pelo banco BTG Pactual. Segundo os números, Lula (PT) caiu dois pontos percentuais com relação à rodada de junho. Já o pré-candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) caiu um ponto percentual.
Antes e Agora
De acordo com a pesquisa, Lula tem 41% (tinha 43% em junho). Bolsonaro tem 32% (tinha 33% na rodada anterior). Em seguida, vem Ciro Gomes (PDT) com 9% (tinha 8% em junho). Simone Tebet (MDB) tem 4% (tinha 3%). André Janones (Avante), tem 3%. Felipe D’Ávila (Novo) tem 1%. Vera Lúcia (Psol) tem 1%. Pablo Marçal (Pros) também 1%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde não é apresentada ao eleitor uma lista de candidatos, Lula subiu um ponto, passando de 39% para 40%. E Bolsonaro caiu um ponto, de 31% para 30%. O Instituto ouviu 2 mil eleitores entre os dias 8 e 10 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09292/2022.
Voto em Trânsito
A partir de 18 de julho até o dia 18 de agosto, é possível solicitar o voto em trânsito para o primeiro, segundo ou ambos os turnos. O voto em trânsito pode acontecer nas capitais e em municípios com mais de cem mil eleitores. Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial.
Voto em Trânsito II
O voto em trânsito é permitido para todos os cargos em disputa (Presidência, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa) quando a pessoa estiver em outro município dentro do mesmo estado. Quando a pessoa estiver fora do seu estado ou for inscrita no exterior o voto em trânsito vale apenas para a Presidência.
Reforma Tributária
A comissão especial que analisa a proposta de reforma tributária (PEC 7/20) promove nova audiência pública hoje (12). O debate foi proposto pela relatora, deputada Bia Kicis (PL), e vai ouvir um representante do Ministério da Economia. A proposta altera todo o sistema tributário brasileiro para criar apenas três classes de impostos.
Conselho de Ética
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (13) para discutir e votar processos disciplinares contra quatro deputados: Bia Kicis (PL), Carla Zambelli (PL), Éder Mauro (PL), e Kim Kataguiri (União).
PEC Emergência
A Câmara dos Deputados deve votar nessa terça-feira (12) a criação do Estado de Emergência até o fim do ano para viabilizar a ampliação de benefícios sociais e econômicos. A PEC permite o Governo Federal gastar além do teto de gastos mais de R$ 41.2 bilhões para aumentar os benefícios.
Governo no Território
A Prefeitura de Cascavel deu continuidade ao programa Governo no Território. A ação visa descentralizar as atividades da administração realizadas no Paço Público e levar o atendimento das secretarias municipais aos bairros de Cascavel. A ação será no Território IV, que compreende os bairros XIV de Novembro e Guarujá, além dos loteamentos Quebec e Montreal. As atividades começam hoje (12), no Salão da Capela São Sebastião, no bairro XIV de Novembro.