Eleição Fiep
A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) realiza hoje (15), das 12 às 18 horas, a eleição para a presidência, diretoria, conselho fiscal e delegação representativa – gestão 2023/2027. Ao todo, 96 eleitores estão aptos a votar, representando os sindicatos patronais da área da indústria. O atual presidente é Carlos Valter Martins Pedro, que não vai pleitear a reeleição.
Cascavelense no páreo
Duas chapas estão inscritas na disputa pela presidência da Fiep. A “Somos Indústria, Somos Fiep” que é liderada pelo empresário e engenheiro civil cascavelense Edson Vasconcelos. Já a “União pela Indústria” tem como candidato a presidente o empresário Rommel Barion, de Curitiba.
Cidades sustentáveis
O Paraná tem 27 cidades entre as 500 do Brasil com a melhor pontuação no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. A cidade paranaense melhor colocada no ranking foi Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. Dos municípios do Oeste que também aparecem na avaliação, estão: Céu Azul (383ª), Toledo (421ª), Cafelândia (475ª) e Cascavel (484ª).
Diárias
O TCE-PR decidiu que é possível a concessão de diárias a vereador nos deslocamentos para o cumprimento de agenda com deputados estaduais e federais na busca de recursos para o município. Contudo, deve ser comprovado que os deslocamentos foram realizados com a finalidade e guardam relação estrita com as atividades exercidas pelos agentes políticos, além disso, a quantidade de viagens deve respeitar o princípio da razoabilidade.
Braganey
O TCE-PR julgou irregular a prestação de contas de repasses efetuados pelo Município de Braganey ao Instituto de Desenvolvimento e Integração do Bem-Estar Social e Cidadania de Corbélia. Os motivos da decisão foram pagamentos realizados em favor de dirigentes da entidade tomadora dos recursos e despesas não comprovadas. O termo teve vigência entre 2009 e 2013, com repasses de um total de R$ 2.456.127,93. Desse montante, o TCE-PR determinou a devolução de R$ 453.320,15.
No Paraguai
O presidente Lula viajou ontem (14), ao Paraguai, para participar da solenidade de posse do novo presidente do país vizinho, Santiago Peña, que será realizada nessa terça-feira (15). Os dois presidentes deverão discutir sobre a renegociação do Anexo C, do Tratado de Itaipu, que começou a ser discutido no domingo (13).
Reforma tributária
O Senado Federal inicia nessa semana a discussão da reforma tributária. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em julho. O relator da proposta na Casa é o senador Eduardo Braga (MDB). Existe expectativa de que o texto seja modificado pelos senadores.
Arcabouço
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), informou que os líderes partidários vão se reunir com técnicos da casa para debater as alterações do Senado no texto do novo arcabouço fiscal, que substitui o atual teto de gastos. O relator da matéria, deputado Claudio Cajado (PP), também deverá participar da reunião para decidir o encaminhamento do projeto, ainda sem previsão de votação.