Política

Com voto aberto, Traiano é reconduzido por unanimidade para o comando da Alep

Nova Mesa Diretora da Alep conta com presença feminina

Com voto aberto, Traiano é reconduzido por unanimidade para o comando da Alep

Curitiba – Os 54 deputados estaduais do Paraná tomaram posse ontem (1°), em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Darci Piana, chefes de Poderes, prefeitos, vereadores, familiares e população em geral. O ato solene marcou a instalação da 20ª Legislatura, período que vai até 31 de janeiro de 2027.

Dos 54 parlamentares que tomaram posse, 30 foram reeleitos e 16 assumem o mandato pela primeira vez. Outros oito parlamentares retornam à Assembleia, após terem assumido em legislaturas passadas na condição de suplente ou após cumprirem mandatos de deputado federal e prefeito.

Na legislatura aberta ontem, a Assembleia passará a contar com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro e Marcia Huçulak (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade). A deputada mais jovem é Ana Júlia, que tem 22 anos, e o deputado mais idoso é Tercílio Turini com 78 anos.

Durante a cerimônia, o deputado Ademar Traiano convocou os parlamentares para prestar o compromisso constitucional ratificando, um a um, seguindo ordem alfabética.

Traiano reeleito

Antes do encerramento da solenidade de posse, Traiano submeteu ao Plenário requerimento antecipando a sessão para a realização da eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o período 2023/2024, correspondente às 1ª e 2ª sessões legislativas da 20ª Legislatura.

Uma única chapa foi escrita para disputar a Mesa Diretora. A chapa Parlamento Forte, encabeçada pelo deputado Ademar Traiano, o 1° vice-presidente, Marcel Micheletto; 2° vice-presidente, Ney Leprevost; 3° vice-presidente, Cristina Silvestri; 1° secretário, Alexandre Curi; 2° secretária, Maria Victória; 3° secretário, Goura; 4° secretário, Alexandre Amaro e 5° secretário, Dr. Antenor.

Após 13 anos sem a presença feminina na composição, duas mulheres passam a ocupar função na Mesa Diretora. É a maior participação da história. O crescimento do número de mulheres no Legislativo foi comemorado pela nova Mesa Diretora. “É uma responsabilidade grande como mulher. Após muito tempo temos uma mulher na Mesa Executiva. Agora são duas. Além disso, dobramos a representatividade feminina na Casa, passado de cinco para 10 deputadas”, comemorou Maria Victoria. “A participação de mulheres na política é fundamental. Havia esta cobrança por parte das deputadas. A mulher tem de estar presente nas decisões da Mesa Executiva”, disse o presidente Traiano. “A bancada feminina é o fato positivo desta legislatura. A participação da mulher na política vai valorizar muito o trabalho da Assembleia. São deputadas competentes e trabalhadoras, fundamentais na política”, completou o deputado Alexandre Curi.

Diferente da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal e do Senado, a votação na Alep foi aberta e a chapa foi eleita por unanimidade dos votos. O deputado Ademar Traiano que foi reeleito para o comando da Casa e assumiu seu nono mandato consecutivo como parlamentar reforçou seu compromisso com a população paranaense.

“Contribuímos para o Estado. Nesse tempo, o Poder Legislativo inovou e melhorou, não deixando de prestar o fundamental para o Paraná por meio da aprovação de medidas urgentes para os momentos difíceis. Além disso, devolvemos recursos de cerca de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. Esta é uma Assembleia compromissada com população. E é assim que vamos continuar na próxima legislatura”.

Liderança e oposição

O líder do Governo Ratinho na Alep será o deputado estadual Hussein Bakri. Enquanto a bancada de oposição será liderada pelo deputado estadual Requião Filho. A bancada de oposição ainda será formada pelos deputados estaduais Arilson Chiorato, Ana Júlia, Professor Lemos, Dr. Antenor, Renato Freitas, Goura e Luciana Rafagnin.

De Cascavel

Entre os deputados, quatro tem base eleitoral em Cascavel: Gugu Bueno, Professor Lemos, Marcio Pacheco e Oziel Luiz, o Batatinha.

Foto: ALEP