O eleitorado cascavelense teve um leve crescimento de 6% na comparação com as últimas eleições municipais. Neste ano, 218 mil eleitores estão aptos a votar no município, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, e eleger novo presidente da República, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.
Para a demanda de trabalho, a Justiça Eleitoral necessita do auxílio de voluntários. Serão convocados 2,8 mil mesários para a área que engloba Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste, onde estão duas zonas eleitorais. Na zona eleitoral 68 são 43 locais de votação com 350 seções: 116.313 eleitores estão aptos a votar, 15.210 tiveram títulos cancelados e 1.977 suspensos. Na zona eleitoral 143 são 33 locais de votação com 311 seções: 102.237 eleitores estão aptos a votar, 13.204 tiveram títulos cancelados e 1.729 suspensos.
Os 1,4 mil mesários da Zona Eleitoral 143 já foram convocados e tem até segunda-feira para se apresentar ao Fórum Eleitoral de Cascavel. Por enquanto, apenas 250 compareceram para escolher a data e horário para treinamento técnico. Já na zona eleitoral 68 as cartas de convocação serão enviadas agora – já com datas definidas de treinamento para presidente, primeiro mesário e primeiro secretário. Os cargos de segundo mesário, da zona eleitoral 68, terão uma vantagem: terão orientação por Ead (Ensino a Distância) – como realizado na última eleição.
Benefícios
Quem atua como voluntário nas eleições tem vantagens como horas extracurriculares (30 h/a se houver segundo turno), no caso de universitários; dois dias de folga do trabalho a cada dia de convocação e ainda isenção de taxas de concursos públicos no Paraná. Caso não compareça após a convocação, o mesário terá que justificar falta em 30 dias, pagar multa e ainda pode responder por processo judicial e crime de desobediência.
JOSIMAR BAGATOLI
Foto: Aílton Santos
Legenda: Fórum eleitoral de Cascavel possui 218 mil eleitores cadastrados