Política

Bolsonaro encosta e tem menor diferença desde o início do ano, diz pesquisa

A cada pesquisa divulgada os dados mostram que o cenário na disputa da chave do Palácio do Planalto segue muito equilibrado entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT)

O presidente Jair Bolsonaro, participa de cerimônia de cumprimentos aos oficiais-generais promovidos
O presidente Jair Bolsonaro, participa de cerimônia de cumprimentos aos oficiais-generais promovidos

Curitiba – O páreo eleitoral 2022 continua acirrado. A cada pesquisa divulgada os dados mostram que o cenário na disputa da chave do Palácio do Planalto segue muito equilibrado e polarizado entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em novo levantamento divulgado ontem (24), pelo Instituto Paraná Pesquisas a diferença entre o atual chefe do Executivo e o petista caiu para 4,7 pontos percentuais, a menor desde o começo do ano. Na última pesquisa do instituto, divulgada em 2 de agosto, a diferença era maior que 5,5 pontos percentuais.

De acordo com os dados, na situação estimulada, onde é apresentado os nomes dos candidatos aos entrevistados, o ex-presidente Lula aparece com 41,7% das intenções de voto, enquanto o presidente Bolsonaro aparece com 37%. Na comparação com a pesquisa anterior, Lula subiu 0,6 ponto, enquanto Bolsonaro cresceu 1,4 ponto.

Na sequência aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 7,3% das intenções, seguido da emedebista Simone Tebet, com 2,7%. Pablo Marçal (Pros) que teve a candidatura retirada pelo partido, aparece com 0,4% das intenções. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Felipe D´Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PDT) Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) variam entre 0,1% e 0,2%.

Outros 6%% dizem que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Já 4,1% disseram que não sabem ou não responderam.

Espontâneo

No cenário espontâneo, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, a diferença entre Lula e Bolsonaro é menor ainda. Lula tem 30% contra 26,5% de Jair Bolsonaro. Pela margem de erro, estão tecnicamente empatados. Comparado à última pesquisa, o ex-presidente pontuava com 30,5% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo registrava 26,9%.

Ciro Gomes aparece com 2,7%, Simone Tebet 1%. Pablo Marça, Constituinte Eymael, Felipe D´Avila, Sofia Manzano e Soraya Thronicke não atingiram 1%. Ninguém, brancos e nulos somam 5,9% enquanto 33,3% disseram não saber ou preferiram não responder.

Segundo Turno

O Instituto Paraná Pesquisa também realizou um levantamento de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente aparece com 47,8% das intenções, enquanto Bolsonaro aparece com 40,5%. Nenhum, brancos e nulos são 7,4% e não sabem ou preferiram não responder são 4,4%. Em relação à pesquisa anterior, Bolsonaro subiu 1,5 pontos percentuais, já o candidato petista caiu 0,8 pontos percentuais.

Rejeição

A pesquisa eleitoral mostra também o potencial de voto e a rejeição dos candidatos. De acordo com o estudo, 50,1% dos eleitores afirmou não votar de maneira nenhuma para o atual presidente Jair Bolsonaro, já 42,8% disseram não votar de maneira nenhuma para o ex-presidente Lula.

Avaliação Governo Federal

O Paraná Pesquisa também ouviu a população sobre a avaliação do Governo Federal e a administração do presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento mostrou que 41,3% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssima a administração federal. 21,6% consideram regular, enquanto 35,7% disseram ser ótima ou boa. Além disso, 46,3% disse aprovar a administração, enquanto 49,8% disse que desaprova a administração do presidente Bolsonaro.

A pesquisa ouviu 2.020 pessoas, de 162 municípios brasileiros, no período entre 19 e 23 de agosto de 2022. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03138/2022.

+++

Mais de 19 mil solicitaram voto em trânsito no Paraná

Cascavel – Com o prazo para solicitar voto em trânsito para as eleições deste ano finalizado, 19.703 requerimentos foram registrados pela Justiça Eleitoral com destino no Paraná. Em Cascavel, foram 1.114 transferências temporárias, já Foz do Iguaçu, 3.497 e em Toledo, 756.

As urnas serão instaladas em seções especiais nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil habitantes aptos a votar. Pessoas que não estarão no seu domicílio eleitoral no dia da votação puderam solicitar a transferência para outra cidade ou estado. Nesse último caso, as eleitoras e eleitores votam apenas para o cargo de presidente da República. Quem pediu voto em trânsito no mesmo estado do seu domicílio eleitoral poderá votar em todos os cargos.

O voto em trânsito é possível apenas nas eleições gerais, como a deste ano, que elegem representantes estaduais e federais. Após a votação, a pessoa que solicitou a transferência mantém o domicílio eleitoral que consta originalmente no seu cadastro.