Curitiba – A exatos 18 dias para o primeiro turno das eleições de 2022, que será realizado em 2 de outubro, a corrida eleitoral se mostra em aberta. De acordo com um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a diferença entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL), é de apenas 3 pontos percentuais, ou seja, um empate técnico entre principais concorrentes na corrida pelo Palácio do Planalto.
De acordo com os números, no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos postulantes aos entrevistados, 39,6% do eleitorado brasileiro disse que pretende votar no ex-presidente Lula, enquanto Jair Bolsonaro, aparece com 36,5%. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 7,4%. Simone Tebet (MDB), tem 4,7%.
Aparecem em seguida Felipe D’Avila (Novo), com 0,5%; Pablo Marçal (Pros), que já teve sua candidatura cancelada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 0,4%; Soraya Thronicke (União Brasil), 0,4%. Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 0,1%. José Maria Eymael (DC) não pontuou. Brancos e nulos somam 6%, e os que não sabem ou não responderam foram 4%.
Em comparação com o levantamento anterior, Lula teria variado de 40,2% para 39,6%, agora. Bolsonaro teria ido de 36,4% para 36,5%. Segundo o instituto, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro.
Espontânea
Já no cenário espontâneo, quando não são oferecidos nomes de candidatos aos entrevistados, Lula aparece com 32% e Bolsonaro com 30%. Ciro Gomes obteve 4% das intenções de voto, e Simone Tebet figurou com 2,1%. Não sabe ou não respondeu somam 26% e 5,4% disse que não votará em ninguém, branco ou nulo.
Segundo turno
O Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em um eventual segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. O petista figurou com 47,4%, enquanto Bolsonaro alcançou 41,2%. Os que disseram não saber ou não responderam corresponderam a 3,6%, enquanto os que declararam voto branco ou nulo foram 7,9%.
Rejeição
A pesquisa eleitoral mostra também o potencial de voto e a rejeição dos candidatos. De acordo com o estudo, 49,8% dos eleitores afirmou não votar de maneira nenhuma para o atual presidente Jair Bolsonaro, já 45% disseram não votar de maneira nenhuma para o ex-presidente Lula. Outros 41,2% disseram que não votariam de jeito nenhum em Ciro Gomes e 36,7% não votariam em Simone Tebet.
Avaliação do governo
O Paraná Pesquisa também ouviu a população sobre a avaliação do Governo Federal e a administração do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento mostrou que 43,2% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssima a administração federal; 20% consideram regular, enquanto 35,8% disseram ser ótima ou boa. Além disso, 45,3% disse aprovar a administração, enquanto 50,7% disse que desaprova a administração do presidente Bolsonaro.
Metodologia
O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-05388/2022, consultou, de maneira presencial, 2.020 eleitores, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 8 e 12 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança, de 95%.