Cascavel – Com o passar do tempo, a situação vai ficando vez mais insustentável na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial), em Cascavel. Apenas ontem foram registradas duas tentativas de fuga, uma delas enquanto policiais militares do Pelotão de Choque realizavam uma vistoria nas celas.
O bate-grade foi programado após os presos tentarem escapar durante a madrugada. Eles serraram quatro dos cinco cadeados do chamado seguro, cela na qual ficam os detentos ameaçados pelos demais e que possivelmente seriam feitos reféns. No entanto, agentes perceberam a ação e evitaram a fuga.
Já na tarde de ontem, enquanto os policiais realizavam a vistoria, alguns detentos foram flagrados dentro de um buraco tentando fugir. O túnel que daria acesso à parte externa da cadeia foi feito a partir de uma das celas e acabou fechado pelos agentes.
Pelo menos quatro tentativas de fuga foram registradas em menos de uma semana na 15ª SDP. Na quinta-feira da semana passada um preso conseguiu escalar o muro, de aproximadamente quatro metros, e sair da unidade, mas foi recapturado ainda dentro das dependências da delegacia.
No sábado, agentes da cadeia flagraram presos tentando serrar a grade de uma das celas para acessar o solário e escalar o muro. Com capacidade para 130 pessoas, o cadeião abrigava 520 na terça-feira, segundo dados do Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná).
Demolição
O Depen garante que a solução para o problema da carceragem da 15ª Subdivisão Policial está próxima de acontecer. Questionado pela reportagem, o órgão afirmou que os presos abrigados no local serão transferidos para a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) após a conclusão das obras de revitalização da unidade. O prazo para término da obra é agosto próximo. Após a transferência, a carceragem deve ser demolida conforme determinação do governo do Estado. O diretor-geral do Departamento, Luiz Alberto Cartaxo, estará em Cascavel hoje para uma reunião destinada a tratar sobre o sistema prisional da cidade.