Policial

Falsificadores vendiam insumos no País inteiro

No início do mês, os policiais já haviam apreendido mais de 60 toneladas de adubos, em uma fábrica na cidade de Laranjeiras do Sul

Cascavel – Em continuidade às averiguações a uma quadrilha de falsificadores de fertilizantes, investigadores do Sicrefe (Setor de Investigação de Crimes contra a Economia, Fraudes e Estelionato), da Polícia Civil de Cascavel, apreenderam cerca de 70 toneladas de insumos em uma fazenda na cidade de Naviraí (MS), na quarta-feira.

No início do mês, os policiais já haviam apreendido mais de 60 toneladas de adubos, em uma fábrica na cidade de Laranjeiras do Sul. Posteriormente, foi descoberto que os fertilizantes eram levados para diversos estados do País, como Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Paraná.

“Ontem [quarta-feira], o Setor de Estelionatos conseguiu apreender uma boa quantidade do mesmo adubo que estava sendo falsificado. É um desdobramento da mesma operação realizada em Laranjeiras do Sul. Carretas transportavam o fertilizante para nossa região e para várias regiões do País”, disse o delegado-chefe da 15ª SDP (Subdivisão Policial), Adriano Chohfi.

A partir da primeira apreensão, o Setor de Estelionatos passou a investigar para onde os fertilizantes estavam sendo levados. A polícia estima que cerca de 15 mil toneladas do insumo tenham sido falsificadas pela quadrilha. “Os autores já foram identificados e as providências legais estão sendo tomadas”, ressaltou o delegado.

Agora, o fertilizante apreendido passará por uma perícia, a fim de comprovar que o suposto insumo não possui os mesmos princípios ativos do produto original. “Prejuízo ao agricultor que utilizava esse produto na lavoura e não tinha o resultado esperado. Na primeira apreensão a demonstração da perícia foi de que havia um princípio ativo, com muito pouco daquilo que estava na embalagem, sendo totalmente falsificado”, finalizou Adriano Chohfi.