Cascavel – O Tribunal de Justiça do Paraná autorizou a Polícia Civil do Paraná a utilizar o sistema de videoconferências para realização de oitivas e depoimentos em delegacias do Estado. A 15ª SDP, com sede em Cascavel, é a primeira unidade do País a utilizar o método.
Ainda na quinta-feira a delegacia recebeu três monitores e outros equipamentos que possibilitarão a instalação do sistema. Em agosto, uma audiência foi realizada na unidade a fim de demonstrar o sistema às autoridades. No início de setembro o método foi apresentado a membros do Cogesp (Conselho de Gestores de Segurança Pública).
O projeto, aliás, foi tema do encontro mensal da Acic na noite de quinta-feira, que contou com a participação do delegado-chefe da 15ª SDP, Adriano Chohfi. Segundo ele, o equipamento permite a otimização dos poucos recursos das polícias.
As vantagens do sistema são inúmeras, de acordo com Chohfi, possibilitando ouvir alguém que foi preso em flagrante sem necessidade de deslocamento. O mecanismo permite a transmissão ao vivo e a coleta das informações necessárias.
Mesmo em fase de testes e ajustes, já foi possível perceber que essa é uma tendência sem volta por vários motivos. Dá celeridade, reduz custos e garante mais precisão e qualidade aos trabalhos, destacou o delegado.