Rio – Depois de golear Guiné por 4 a 1, a Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira (20), em Lisboa, diante de Senegal. O técnico interino Ramon Menezes teve apenas um treino para preparar o time para mais um amistoso da Data Fifa, e deu indícios de que outros jogadores terão oportunidade, o que deve gerar novidades na escalação.
Quem deve ficar fora novamente é o goleiro Alisson, que sofreu um pequeno trauma no dedo mindinho da mão esquerda. Ederson acabou sendo o titular contra Guiné, assim como Weverton foi contra Marrocos. Caso o arqueiro do Liverpool não tenha mesmo condições de jogar, a tendência é que o paredão do Palmeiras ganhe uma nova chance como titular.
Entre os jogadores de linha que estiveram no banco de reservas no sábado, quatro não tiveram oportunidade de entrar em campo: os zagueiros Ibañez e Robert Renan, o lateral-esquerdo Alex Telles e o volante André. Desses, quem tem boa chance de começar jogando é Telles, que iniciou a semana treinando entre os titulares e acabou perdendo a posição para Ayrton Lucas. Como se trata de uma posição que não tem um nome absoluto, testes podem ocorrer.
Na zaga, Éder Militão e Marquinhos só devem sair se houver alguma questão física. Na lateral direita, Danilo parece ser o titular, mas como é outra posição que precisa de renovação, Vanderson pode ganhar uma oportunidade desde o início, uma vez que entrou em campo nos acréscimos contra Guiné. No meio-campo, Casemiro é outro que sai do time apenas se houver risco de lesão. Já Joelinton, que foi uma das boas novidades do último amistoso, pode ceder seu lugar a Bruno Guimarães em outra posição que não tem um titular absoluto.
Um pouco mais na frente, Raphael Veiga deve ficar com a vaga de Lucas Paquetá. O ataque, por sua vez, é outro setor que dificilmente terá uma mudança. Vini Jr. e Rodrygo parecem incontestáveis e apenas sairiam em caso de necessidade. Richarlison, que vive uma fase não muito boa, até poderia deixar o time para testes com Rony ou Pedro. No entanto, como são três atletas bem diferentes um do outro, deve prevalecer a característica do “Pombo” no comando ofensivo.
Um provável Brasil para enfrentar Senegal deve ser: Ederson (Weverton); Danilo (Vanderson), Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas (Alex Telles); Casemiro. Joelinton (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Raphael Veiga); Rodrygo, Vini Jr. e Richarlison.
Ancelotti em 2024
Oficialmente, ninguém confirma por questões “contratuais”, porém, a notícia já amp0lamente divulgada, é que o atual técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, será o técnico da seleção a partir do segundo semestre de 2024. O “acordo verbal”, inclusive, já teria sido comunicado ao Real.
Foto: Joilson Marconne/CBF