Fla derruba sertanejos
Se você ainda não se convenceu da importância de ter uma boa comunicação e acreditar que o mundo é on-line, trago-lhe alguns números fresquinhos sobre o Fla X Flu (Globo) dos direitos de transmissão. Na quarta-feira, o Flamengo utilizou suas redes sociais para a transmissão do jogo contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, enquanto a TV aberta transmitia Botafogo x Portuguesa apenas para o Rio de Janeiro.
Vamos lá!
Apenas no Youtube, o Flamengo conseguiu 500 mil novos inscritos, superando a marca de 4,2 milhões e consolidando o canal dentro da América do Sul. Com um investimento pouco superior a R$ 50 mil para a contratação da equipe de produção, o time alcançou 14 milhões de views ao longo da partida e ainda arrecadou uma bolada com dois patrocinadores fortes e as doações feitas pelos torcedores, uma espécie de ingresso virtual.
O pico simultâneo chegou a 2,075 milhões de pessoas assistindo à partida, o que coloca o Flamengo em 9º lugar entre as lives mais vistas no mundo, superando vários cantores sertanejos em épocas de pandemia – diga-se de passagem, são seis brasileiros liderando a lista mundial – e se aproximando de transmissões internacionais como o show de Andrea Boccelli.
Em termos de audiência Brasil, a transmissão de Fla X Boavista superou os recordes anteriores em transmissões esportivas do Grenal e de PSG X BorussiaDortmund.
Precisamos lembrar que apenas 47% dos lares brasileiros possuem internet de banda larga para acompanhar, com qualidade, uma transmissão ao vivo. No 4G, o pacote tende a acabar.
Agora, os números na TV aberta, apenas no Rio de Janeiro. A Globo atingiu pico de 20 pontos, sendo que cada ponto corresponde a 260.558 televisores ligados. Liderou a audiência na TV, contra 9 pontos do SBT e 7 da Record. Lembrando: transmissão apenas para o Rio de Janeiro.
Se transformarmos os números de views do Youtube do Flamengo em números de televisores ligados, o time teria 8,8 pontos. A diferença é que o dinheiro dos direitos da Globo é rateado entre todos os clubes e os atletas. Já o dinheiro da transmissão do Fla ficou só para o clube.
Analise os números e tire suas conclusões sobre o futuro das transmissões esportivas.
Fim da briga
Sem poder transmitir eventuais semifinais e finais do Carioca com o Flamengo em campo, a TV Globo comunicou ontem o rompimento do contrato com a Federação Carioca e os clubes sob a alegação de descumprimento da cláusula de exclusividade prevista. Dos 12 times participantes da competição, apenas o Flamengo não assinou. A legislação prevê a necessidade de autorização dos dois times para a transmissão.
MP 984
No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a partida ontem no Maracanã. “A Globo entende que a medida provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição”, afirma a emissora.
Gestão Esportiva
As inscrições para o curso de pós-graduação de Gestão Pública do Esporte estão abertas até 10 de julho. O curso, gratuito e voltado a servidores públicos estaduais e municipais, já acumulou 682 inscrições desde quando foi divulgado para a comunidade em parceria entre Superintendência Estadual de Esporte e Universidade Estadual de Ponta Grossa.