Narrativas da oposição
O deputado federal e líder do Governo Bolsonaro, Ricardo Barros (PP), afirmou que o pedido de arquivamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) das acusações feitas pela CPI da Covid “desmonta as narrativas da oposição e restabelece a verdade”. “Repito o que disse na época, o relatório da CPI da COVID não possui materialidade. Todos os depoentes ouvidos negaram a minha participação na negociação das vacinas. Meus sigilos e das minhas empresas foram quebrados e absolutamente nada foi encontrado”, pontuou Barros.
Evento de lançamento
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, tem visita programada em Ponta Grossa, na noite de terça-feira (14). De acordo com sua agenda, a passagem pelo município ocorre para participação no evento de lançamento da obra literária “As janelas de Leonilda – a trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus”. O lançamento acontece a partir das 18 horas de terça, no SESC Estação Saudade.
Ilumina Paraná
Mais uma cidade será atendida pelo Programa Ilumina Paraná, que já destinou R$ 34,8 milhões para 71 municípios. A Sedu liberou R# 1,9 milhão, a fundo perdido, á Paranavaí que substituirá 1.948 luminárias de vapor de sódio por sistemas de LED. Desde janeiro de 2019, o número de luminárias substituídas em todo o Estado alcançou a marca de 32.009 unidades.
Ferroeste em Roma
O governador Ratinho Junior encerrou na sexta-feira (10) a viagem à Itália onde apresentou os potenciais de investimento do Paraná, com destaque para a Nova Ferroeste.Ele se encontrou com dirigentes e empresários da Associação da Câmara do Comércio Italiano no Exterior, responsável por conectar organizações internacionais com empresas italianas, e com o Embaixador do Brasil na Itália, Hélio Vitor Ramos, ambos em Roma.
Urbanização do Bubas
Foz do Iguaçu iniciou neste ano o projeto mais ousado do Paraná ao propor a urbanização da ocupação do Bubas, área de 40 hectares onde moram 1,8 mil famílias e cerca de 10 mil pessoas. “É o melhor presente de aniversário da cidade neste ano. E mesmo com a grande expectativa e até ansiedade da minha parte, esse projeto requer a participação e o respeito às decisões dos moradores do Bubas”, disse o prefeito Chico Brasileiro.“Para alguns, esse processo pode até parecer moroso, mas num esforço de todos os envolvidos, estamos desatando um nó histórico, de mais de nove anos, e vamos garantir a dignidade, incluindo todas famílias aos serviços básicos de cidadania”, completou.
Imigrantes do Paraná
O novo volume do livro ‘Vindas – Memórias da Imigração’ será lançado nesta semana em Curitiba. A segunda edição continua a resgatar a história dos imigrantes do Paraná. O livro traz histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias que colonizaram o território paranaense, entre elas: alemães, libaneses, italianos, espanhóis, poloneses e ucranianos. São contadas as história de Zofia Brzegow, imigrante polonesa, Haidar Omar, imigrante libanês, Saturnino Hernando, imigrante espanhol, Alice Hoffmann, ascendente alemã, Edison Moro Rios, ascendente italiano e Pedro Choma Neto, ascendente ucraniano.
Vírus inativado
Diante do aumento de casos de Covid-19, alguns governantes voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. A orientação também pode ajudar a conter o avanço de outros vírus, como o causador da gripe. A boa notícia é que pesquisadores do Instituto de Química da USP desenvolveram um item capaz de inativar os vírus da Covid-19 e da gripe. Isso ocorre devido ao composto químico impregnado no tecido da máscara, que elimina partículas