Dia do Desafio
O Sesc PR realiza no dia 10 a abertura do Dia do Desafio com o tema “A importância da gestão esportiva na prática de atividades físicas”. O lançamento da campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas será no teatro do Sesc da Esquina, às 9h. O Sesc PR convoca toda a população paranaense para praticar no mínimo 15 minutos de qualquer atividade física e realizar o registro de participação no site www.sescpr.com.br/ddd, que estará disponível a partir das 00h às 21h do dia 31/5.
Praças de pedágio
Os dois primeiros lotes de rodovias do novo modelo de pedágios no Paraná terão três a mais do que as concessões anteriores, ao todo 12 praças. A Secretaria de Infraestrutura explicou que as três novas praças de pedágio estão concentradas nos municípios do lote 2 nas cidades de Sengés (PR-151), Jacarezinho (BR-369) e Quatiguá (PR-092).
Recurso
Deputado estadual Hussein (PSD) esteve na cidade de Mercedes onde anunciou a destinação de R$ 880 mil. Segundo o prefeito Laerton Weber o recurso será utilizado para a compra de um veículo para transporte de pacientes, reforma em uma unidade de saúde e a sinalização viária em algumas vias do município.
Acidentes de trânsito
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Brasil é, atualmente, o terceiro país com mais mortes causadas por acidentes de trânsito no mundo. Alta velocidade e o uso de álcool antes de dirigir são os principais causadores de acidentes de trânsito. O desrespeito à sinalização e as distrações, como o uso do celular ao volante, também são fatores determinantes nas estatísticas de acidentes.
Mortes no trânsito
No Paraná, de acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/Datasus/MS), em 2022 foram registradas 2.508 mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Destes, 33,5% eram ocupantes de automóvel; 28,63%, motociclistas; 17,26%, ciclistas; e 5,38% pedestres. A maioria das vítimas era homem (82%) e tinha entre 20 e 59 anos (71,6%).
Economia paranaense
Os segmentos da indústria mineral do Paraná participaram com R$ 37,81 bilhões na economia do estado em 2021, um incremento de 48% em relação a 2020. O crescimento expressivo do segmento ajudou a alçar o Paraná ao posto de quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as 27 unidades da Federação, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Oito cidades paranaenses se destacaram na extração de minerais não metálicos em 2021, são elas: Rio Branco do Sul (15,94%); Almirante Tamandaré (8,57%); Ponta Grossa (7,27%); Castro (5,40%); Quatro Barras (5,12%); Colombo (4,18%); Cerro Azul (3,50%) e Paranaguá (3,47%).
Novas urnas
O TSE dá início à fabricação de novas urnas eletrônicas. A produção está concentrada em Ilhéus (BA). O lote inicial será de 300 unidades, que serão fabricadas durante o mês de maio. A previsão é de que sejam produzidos 219.998 equipamentos até fevereiro do ano que vem, para serem utilizados nas Eleições 2024. Esta será a segunda maior produção da história, ficando atrás apenas das 225 mil fabricadas para as Eleições de 2022. A urna eletrônica tem uma vida útil de 10 anos (aproximadamente seis eleições).
Título eleitoral
A partir desta segunda-feira (8), os eleitores que vão às urnas nas Eleições Municipais de 2024 têm exatamente um ano para regularizar ou emitir a primeira via do título eleitoral. Para conferir a situação do título eleitoral, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE.