Nova nomenclatura
Deputados federais aprovaram a proposta da deputada Leandre Dal Ponte (PSD), que transforma a Secretaria da Juventude em Secretaria da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude. “Convencer a sociedade da importância dos primeiros anos de vida de um ser humano é uma missão grande, e que precisa de cada um de nós”, afirmou.
Atribuições
O projeto da deputada Leandre inclui também duas novas atribuições à secretaria. Uma delas é a de realizar seminários com especialistas sobre desenvolvimento infantil e sobre políticas públicas intersetoriais direcionadas à primeira infância.
Deputadas
A PEC da Transição que amplia o teto de gastos em R$ 145 bilhões já está em tramitação na Câmara dos Deputados. O documento foi encaminhado para a análise dos deputados. O texto aprovado pelos senadores na quarta-feira será anexado à PEC 024 da deputada Luísa Canziani (PSD-PR) e será relatada pela deputada Tabata Amaral (PSD-SP).
Isenção
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que prevê a isenção de um novo grupo no pagamento do Imposto de Renda aos policiais civis, federais, militares, rodoviários federais, policiais penais e bombeiros. A proposta é dos deputados Coronel Tadeu (PL-SP), Gurgel (União-RJ) e Sargento Fahur (PSD-PR).
Fábrica de comida
Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, afirmou aos mais de quatro mil participantes do encontro estadual de líderes rurais que o Brasil é a fábrica de comida do planeta. Neves apontou que o mundo busca, freneticamente, algo que o Paraná e o Brasil têm de sobra: comida sustentável. “O Paraná é um exemplo para o mundo, já que aumenta a produção e a sustentabilidade. Os produtores paranaenses são um exemplo do que o mundo precisa, com produção de comida de forma cooperativista, social e sustentável, com indicadores para se posicionar no planeta dessa forma”, completou.
Barreado do litoral
Um dos principais símbolos da gastronomia paranaense, o Barreado do Litoral foi o centésimo produto brasileiro reconhecido com a Indicação Geográfica (IG), que garante padrões de preparo e qualidade a produtos típicos de determinada região. O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que já reconheceu outras 11 IGs do Paraná.
Suspeição
O TRE-SP reprovou as contas da campanha da deputada eleita Rosangela Moro (União Brasil-SP), mulher do senador eleito Sérgio Moto (União Brasil-PR). Entre as falhas indicadas estão gastos com combustíveis para veículos aos quais não foi possível identificar se estavam ou não servindo a campanha; despesas com fornecedores que tem inconsistências fiscais; e gastos que não passaram pela conta bancária da campanha.
SMR
A proposta que prevê o aumento real do salário mínimo regional foi aprovada em segundo turno pelos deputados da Assembleia Legislativa. A regra de reajuste salarial do Estado fixada pelo projeto do governador Ratinho Junior (PSD) terá vigência até 2026.
Inadimplência
Levantamento da Faciap junto ao banco de dados do SPC Brasil mostra que o número de inadimplentes cresceu 7,63% em novembro de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021, no Paraná.