Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Internacionalizar

A segunda edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Curitiba. O seminário vai incentivar empresas do Estado a internacionalizar seus negócios. Na programação, serão ministrados assuntos como: Impostos e Desregulamentação, Fusões e Aquisições, ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), Pessoas e Culturas, e Aceleração Digital. Os temas serão abordados sob a ótica dos negócios internacionais por profissionais de referências no mercado.

 

Seminário

O Seminário de Negócios Internacionais do Paraná está sendo organizado pelo World Trade Center (WTC) Curitiba, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). O local será o Campus da Indústria do Sistema Fiep e podem se inscrever empresários, gestores, estudantes ou quaisquer pessoas interessadas nas temáticas abordadas.

 

Horário eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) definiu o tempo dos partidos para o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão para a eleição de dois de outubro. Para o governo apenas quatro partidos dividirão a telinha, o PSD do governador Ratinho Júnior terá 65,1% do tempo no horário eleitoral; Roberto Requião, do PT, 20%; Ricardo Gomyde, 9,7% e a Professora Angela, 5,1%.

 

Vendas externas

Informações divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia (Secex) mostram que de janeiro a julho, as vendas externas do Paraná somaram US$ 12,6 bilhões, crescimento acumulado de 14% na comparação com o mesmo período de 2021. Os produtos mais vendidos para fora foram soja, responsável por 30,2% da pauta total do estado; carnes (18,5%), madeira (7,6%), material de transporte (7,2%) e açúcares e derivados (3,9%). Os setores da indústria que mais exportaram foram alimentos (37%), madeireiro (8%), automotivo (7,8%) e celulose e papel (7,2%).

 

Mulheres candidatas

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Paraná atingiu o maior número de candidaturas femininas entre os últimos sete pleitos gerais. Para a eleição de 2022, das 1.560 candidaturas registradas no estado, 33% são de mulheres. Nas eleições de 2018 e 2014, por exemplo, a representação feminina no balanço de candidaturas estava estagnada em 31%.

 

Voto em trânsito

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) divulgou que recebeu quase 20 mil pedidos de eleitores para “voto em trânsito”, ou seja, fora do domicílio eleitoral de origem. A opção pelo voto em trânsito encerrou no dia 18. O voto em trânsito é útil para quem já sabe que não estará presente no seu domicílio eleitoral na data do pleito, 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno, eventualmente).

 

Meta

Candidato à reeleição, Bolsonaro tem recuperado terreno em diferentes indicadores de popularidade. O presidente já conseguiu reduzir a vantagem de Lula nas sondagens de intenções de voto e a reprovação a seu governo. O problema do ex-capitão está no outro lado da moeda. Sua campanha definiu que é preciso conquistar 40% de aprovação para vencer o pleito de outubro. Atualmente, em todas as pesquisas, o índice não ultrapassa os 30%.