Cotidiano

Zoológico recolheu esperma de gorila morto para salvar menino

RIO – Harambe, o gorila que foi morto para salvar um menino de 4 anos que caiu dentro do fosso do animal, pode ainda ter um futuro ajudando sua espécie, ameaçada de extinção.

O zoológico de Cincinatti admitiu que há meses recolheu esperma do animal para testes de saúde e que ele foi preservado. Quando Harambe foi transferido do zoo onde nasceu, no Texas, a equipe de Cincinatti planejava usá-lo como reprodutor. Talvez ainda possa fazê-lo usando as amostras.

Harambe era um gorila-do-ocidente que ainda não estava velho o bastante para reprodução. A espécie teria menos de 175 mil indivíduos no mundo, uma queda de mais de 60% nos últimos 25 anos, o que a coloca entre as espécies ameaçadas de extinção.

A decisão de matar o gorila está sendo questionada por pessoas de todo o mundo. Centenas de milhares assinaram inúmeras petições on-line, algumas pedindo que o zoológico não tenha mais gorilas, outras pedindo que os pais do menino sejam criminalmente responsabilizados por negligência.

Porém, o diretor do zoo, Thane Maynard, afirmou no domingo e segue reafirmando que atirar foi a decisão correta para salvar o menino, que já estava ferido. Segundo ele, a discussão nas redes é como “uma discussão pós-jogo de futebol” e que quem discorda das ações do zoológico não entende os primatas.

“A criança estava sendo arrastada de um lado para o outro e a cabeça estava batendo no concreto. Não era uma movimentação gentil. Se fosse para fazer de novo, faríamos a mesma coisa”, disse o diretor, respondendo as afirmações de que o gorila estaria protegendo o menino.

O menino recebeu atendimento médico para uma concussão e vários arranhões, mas já está em casa e passa bem. Ativistas fizeram uma vigília em homenagem a Harambe próximo ao local do incidente nesta segunda-feira.