Variedades

Zoológico é o primeiro espaço público a receber meliponário em Cascavel

Ação faz parte do projeto Jardins de Mel, criado pela Lei Municipal 7161, que em como objetivo a difusão, promoção e conservação das abelhas nativas sem ferrão

Zoológico é o primeiro espaço público a receber meliponário em Cascavel

Cascavel instalou hoje (29) o primeiro meliponário em espaço público. Os meliponários são os abrigos das abelhas Jataí, uma espécie nativa do Brasil, conhecida por não possuir ferrão.

A ação faz parte do projeto Jardins de Mel, criado pela Lei  Municipal 7161, que em como objetivo  a difusão, promoção e conservação das abelhas nativas sem ferrão.

“Este  é um a ato de extrema importância, porque precisamos preservar as abelhas que são muito importantes para nosso ecossistema”, disse o vice-prefeito Renato Silva, que participou do evento.

Também participaram os secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth e o diretor técnico da Fundetec, Rafael Amaral.

Além da instalação do meliponário, também foi repassado à Fundetec um veículo zero quilômetro para uso exclusivo do projeto Jardins de Mel. O veículo foi adquirido com recursos de emenda do deputado estadual Gilson de Souza.

“Agora vamos conseguir melhorar a operacionalização do programa. Passaremos a instalar nos próprios públicos meliponários como este, instalado no zoológico e, para isso, precisamos de estrutura. Este veículo vem auxiliar no transporte de caixas e equipamentos e trabalhar com a difusão do conhecimento nas escolas do Município. Assim, mostraremos às crianças, jovens e adolescentes um pouco mais do projeto Jardins de Mel, das abelhas sem ferrão,  da importância que as abelhas tem para sociedade  em especial para  conservação ambiental e ecológica”, falou o diretor técnico da Fundetec, Rafael Amaral.

O projeto

O projeto Jardins de Mel tem por objetivo a divulgação e conservação das abelhas nativas sem ferrão e a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças, zoológico e outras áreas verdes públicas dentro do perímetro urbano de Cascavel.

Pelo projeto, podem ser firmadas parcerias e convênios para o fornecimento de caixas de criação racional e enxames de abelhas nativas, assim como para fornecimento de mudas de plantas melíferas para viabilizar um ambiente favorável para alimentação e nutrição das abelhas.

Espécies de abelhas sem ferrão (ASF)

Serão utilizadas espécies como guaraipo (melipona bicolor), manduri (melípona marginata), jataí (tetragonisca angustula), mandaçaia (melípona quadrifasciata) e mirim (plebeia sp).

O vereador Celso Dalmolin, autor do projeto destacou  a importância do Jardins de Mel, que já conta com 170 famílias inseridas neste projeto.

“O Projeto Jardins de Mel veio para ficar em Cascavel e mostrar a importância das abelhas. Nosso objetivo é preservar as abelhas e cuidar delas, porque sem as abelhas perderemos nossa sobrevivência. É um projeto que vem engrandecer Cascavel. Estamos levando esta ideia para outros municípios e a preservação destes insetos do bem  garante a polinização das plantas e nossa sobrevivência”.

“Este projeto contribui, para os cuidados com a educação ambiental e faz com que seja um tema  cotidiano entre as famílias e o poder público”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.

Secom