Cotidiano

Zoológico da Russia ganha seu primeiro 'ligre'

988758-tsar-un-bebe-ligre-de-deux-mois-et-demi-croisement-tres-rare-entre-un-lion-et-une-tigresse-dans-les-.jpg Um zoológico itinerante no Sul da Rússia ganhou um novo integrante que tem chamado a atenção: um bebê “ligre”, fruto do cruzamento de um leão com um tigresa. Batizado de “Zar”, o bicho nasceu há dois meses e meio da união da tigresa “Princesa” com o leão “Caesar”. animais

“Seus pais viviam há tempos um ao lado do outro, se conheciam bem. E quando chegou o período de cio da tigresa, não houve outra solução”, afirmou Erik Airapetian, diretor do zoológico.

Os “ligres” são animais extremamente raros já que a probabilidade de que nasçam em ambiente selvagem é quase nula, pois os tigres vivem na Ásia e o habitat dos leões é na África.

“Atualmente, há somente cerca de 20 ligres no mundo”, afirmou o diretor do zoo.

Com pelagem bege, própria dos leões, mas coberto de listras, como os tigres, o pequeno Zar se alimenta do leite de uma cabra do zoológico. No momento, o tamanho do animal não supera o de um gato, mas um ligre adulto costuma ser maior do que seus pais.

De acordo com Airapetian, os animais podem chegar aos 400 quilos, enquanto que o peso máximo de um tigre é de cerca de 300 quilos e o de um leão, 250 quilos. Nos Estados Unidos, o ligre Hércules, que pesa 418 quilos e mede 3,33 metros, é oficialmente o maior felino do mundo, registrado, inclusive, no Livro dos Recordes.