Cotidiano

Zona do euro irá desbloquear em janeiro acordo para alívio da dívida grega

BRUXELAS ? O Eurogrupo, conselho formado pelos ministros de Finanças da zona do euro, vai desbloquear em janeiro as suspensas medidas de curto prazo de alívio para dívida grega, depois que Atenas assegurou aos credores que cumpriria seus compromissos no resgate, disseram fontes do Eurogrupo neste sábado.

“Recebemos uma carta das autoridades gregas em resposta às preocupações levantadas pelas instituições, bem como pelo Grupo de Trabalho da Zona do Euro sobre as medidas fiscais recentemente legisladas”, disse uma autoridade, que não se identificou.

Na semana passada, a Grécia levantou preocupações significativas entre credores da zona do euro em relação aos compromissos do resgate por seus planos de pagar um bônus de Natal para pensionistas e manter o imposto sobre o valor agregado em alíquota mais baixa em algumas ilhas.

Os credores decidiram suspender um acordo de alívio de curto prazo da dívida para Atenas, que reduziria sua dívida pública em 20 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB) até 2060, até que os efeitos das medidas gregas sobre os compromissos no resgate fossem plenamente avaliados.

“Nós fomos tranquilizados pela avaliação de acompanhamento das instituições indicando que suas significativas preocupações iniciais, tanto no processo quanto na substância, foram atenuadas por esta carta no tocante aos compromissos com o resgate, especialmente em relação às pensões”, disse a autoridade.

“Neste contexto, os procedimentos formais de tomada de decisão … sobre medidas de curto prazo para dívida serão conduzidos em janeiro”, acrescentou.