Cotidiano

Zika: OMS aconselha sexo seguro até oito semanas após retorno de áreas afetadas

GENEBRA – As pessoas que retornam de áreas afetadas pelo vírus zika devem fazer sexo seguro ou abster-se por pelo menos oito semanas, e não apenas quatro, como informou nesta terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS). O porta-voz Christian Lindmeier disse que a recomendação, que duplica o intervalo de segurança previamente recomendada pela OMS, veio depois que cientistas descobriram que o vírus permanece no sangue e fluidos corporais por mais tempo do que se pensava.

Caso o homem de um casal que esteja planejando uma gravidez tenha sintomas da doença, o período de abstinência ou sexo seguro deve ser de seis meses, acrescentou Lindmeier.

? As pessoas devem praticar sexo seguro ou abster-se durante pelo menos oito semanas, se retornar de áreas afetadas por zika ? disse o porta-voz, acrescentando que as novas diretrizes “vão refletir o que temos aprendido sobre a doença e suas complicações”.

Funcionários de saúde dos Estados Unidos concluíram que a infecção com o vírus zika em mulheres grávidas é a causa de um má formação congênita, conhecida como microcefalia, e de outras anormalidades cerebrais graves em bebês. A evidência cada vez mais forte sobre essa possível ligação levou a OMS a declarar um estado de emergência de saúde global em fevereiro.

O porta-voz da OMS disse que os cientistas ainda estão investigando o tempo em que o vírus pode ser rastreado na saliva, mas até agora esses testes foram inconclusivos.

? Tudo isso está sendo estudado para ver onde mais podemos encontrar o vírus e quanto tempo ele permanece lá ? disse Lindmeier.