Cotidiano

Zezinho define as áreas prioritárias do mandato

Com dez secretarias, prefeito eleito ainda não definiu se haverá um enxugamento da máquina pública

Lindoeste – Saúde, educação, interior e incentivo a novas indústrias são os temas escolhidos para serem prioridade no primeiro mandato do prefeito eleito de Lindoeste, José Romualdo Pedro, o Zezinho, do PR (Partido da República). Em entrevista na redação de O Paraná, ele falou sobre as medidas que pretendem adotar quando assumir a cadeira de prefeito, a partir de 1º de janeiro de 2017.

Na área de saúde, o principal tema é a manutenção do Hospital Municipal diante do risco eminente de fechar às portas para o atendimento à população da cidade, que tem pouco mais de 5,6 mil habitantes. De acordo com Zezinho, esse assunto foi bastante discutido durante a campanha eleitoral deste ano.

“O Hospital Municipal vem sendo notificado pela Vigilância Sanitária e a 10ª Regional de Saúde para se adequar às normas. São vários itens que precisam ser corrigidos e nós precisamos mantê-lo em funcionamento por ser a única referência de atendimento à saúde da população”, explicou o gestor.

Para o interior do município, o prefeito eleito pretende dar uma atenção especial as estradas rurais, uma vez que a economia de Lindoeste é eminentemente agrícola. “A nossa meta é montar a patrulha do campo com a compra de maquinário. Infelizmente, hoje a frota pesada está precária”, afirmou.

Outra prioridade apontada por ele é a geração de emprego e renda, com a criação de um parque industrial – hoje Lindoeste conta com apenas um parque industrial. “Nós precisamos atrair novos investimentos para cá a fim de criar novos empregos. Sei das dificuldades do momento, mas é preciso buscar alternativas para o setor”.

Na área de educação, Zezinho pretende, com o apoio da futura primeira-dama, Terezinha, que é professora da rede estadual, implementar melhorias nas escolas da rede municipal. Sobre o que esperar da sua gestão, a partir do ano que vem, o prefeito eleito disse que quer implantar um “modelo técnico e profissional”.

“Nós sabemos das dificuldades financeiras do município. Por isso queremos fazer o máximo com os poucos recursos disponíveis no orçamento”. Para 2017, a previsão de receitas da administração direta é de R$ 21.034.970.

Transição

A equipe de transição de governo nomeada por Zezinho ainda não encerrou a análise das contas do município. O estudo vai balizar se haverá necessidade ou não de reforma administrativa. Para as ações que pretende executar, o prefeito eleito espera contar com o apoio parlamentar e dos governos do Estado e federal.

Coligação

O prefeito eleito de Lindoeste, José Romulado Pedro, o Zezinho, foi eleito pela coligação Muda Lindoeste com fé, família e desenvolvimento. O grupo era formado pelo PR/PPL/PPS/SDB/SD/PV/PTN/PSB. Zezinho recebeu 2.198 votos, tendo como candidata eleita a vice-prefeita, Alessandra Bueno da Silva (PPS). Zezinho ainda não formou o seu secretariado, o que deve ocorrer nos próximos dias.