Cotidiano

Zelotes: MPF envia à Justiça ações por improbidade administrativa

BRASÍLIA – O Ministério Público Federal enviou à Justiça as três primeiras ações por improbidade administrativa da Operação Zelotes, que investiga um esquema criminoso de venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e venda de Medidas Provisórias no governo. Segundo o MPF, 13 pessoas que responderão por enriquecimento ilícito, danos ao erário ou violação dos princípios da Administração Pública. As penalidades vão desde suspensão de direitos políticos a pagamento e multas.

Uma das ações é resultado de um inquérito que apura suspeitas de irregularidades no andamento de três processos administrativos de interesse da JS Administração de Recursos, empresa do grupo Safra. Os recursos apresentados pelo contribuinte questionavam a cobrança de R$ 1,8 bilhão. A ação de improbidade foi apresentada contra seis pessoas entre eles Joseph Safra, o dono da instituição.

Essa é a segunda tentativa da força-tarefa da Zelotes de incluir o nome de Joseph Safra na ação penal. No entanto, a Justiça extinguiu, em dezembro. a primeira ação penal contra o banqueiro no âmbito da Operação Zelotes da Polícia Federal. A terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região do Distrito Federal aceitou o pedido da defesa para que ele fosse retirado do processo.