Esportes

Zé Ricardo não assume Flamengo favorito e critica jogo em Volta Redonda

zericardo2.jpg

FLAMENGO 23/02O Flamengo está pronto para encarar o Vasco e fazer valer sua melhor estrutura e preparação desde o ano passado. Essa é a mensagem que deixou o técnico Zé Ricardo, que não assumiu favoritismo para a semifinal do Estadual neste sábado, mas deu boas declarações. Entre elas, a de que o atacante Luis Fabiano deve ser vigiado, se jogar, mas que seu time vai se impor no jogo. A outra, que jogar em Volta Redonda foi uma opção ruim.

– Quando tem uma tabela definida um ano antes sente ciúme, esperaria que estivéssemos mais próximos disso. Os grandes desafios deveriam ter o melhor palco. Esperamos não testemunhar atos de vandalismo e a rivalidade fique no campo. Com a volta do Maracanã e as obras na Ilha, que a gente não passe mais por isso, porque fica complicado a logística – afirmou o técnico.

Sobre Luis Fabiano, Zé deu a entender que não espera o atacante em campo.

– O Luis Fabiano é um grande goleador, a preocupação tem que ser com o Vasco de uma forma geral, se ele entrar em campo mesmo sem jogar há algum tempo tem que ser vigiado. Mas a gente precisa encarar o jogo com todos os cuidados, mas sabendo que o Flamengo tem suas armas.

Confira outros trechos da entrevista:

EXPECTATIVA PARA O JOGO

Estamos visando coisas muito grandes no ano, vamos respeitar o Vasco, mas queremos melhorar nossa performance para superar eles. Na base a gente aprende a conviver com essa realidade. Não passei por problema de violência, mas vai dando o tamanho da rivalidade que potencializa no profissional.

O QUE ESPERAR DO VASCO

Importante estar preparado para uma grande partida, dura, buscando espaços, vejo até semelhanças entre Flamengo e Vasco. Eles tem contratações que podem estrear. Ideia de fazer uma temporada forte e essa partida faz parte do que entende como crescimento, colocar nossa força á prova.

O TIME QUE JOGA

Estou levando 20 atletas para Volta Redonda, vamos definir com calma. Damião não se recuperou. Berrio viaja com a gente, fez um trabalho de recuperação, é uma das opções.

VIOLÊNCIA

Fundamental entender que o futebol faz parte da cultura do brasileiro, e isso não pode descambar para a violência. Fiquei triste com os episódios recentes, isso afasta os torcedores, as famílias, que trazem energia para todos nós. Espero que fora das quatro linhas tudo corra bem para a gente trazer o verdadeiro torcedor para os estádios.

A gente estava terça e quarta em Fortaleza, a incerteza é ruim. Quando tem uma tabela definida um ano antes sente ciúme, esperaria que estivéssemos mais próximos disso. Os grandes desafios deveriam ter o melhor palco. Esperamos não testemunhar atos de vandalismo e a rivalidade fique no campo. Com a volta do Maracanã e as obras na Ilha, que a gente não passe mais por isso, porque fica complicado a logística.

Um clássico com capacidade de 65 mil ingressos no Maracanã estaria vendendo tudo. Isso é apenas um dos problemas. Espero um dia começar o campeonato sabendo onde é a final. Parece utópico, basta se organizar, não olhar só os ganhos pessoais e sim os coletivos. Funcionar como uma comunidade que quer viver do futebol, que vai trazer mais investimentos. Hoje parece distante, mas se as partes se unirem podemos voltar a oferecer uma condição melhor para o torcedor, que é o consumidor final.

Não sou o tipo que fomenta rivalidade exacerbada. Não precisa se motivar para um clássico desse. Já tem fatos grandes para se motivarem, o dia a dia tem que ser. Todos querem disputar uma semifinal. O confronto é dentro do campo. Isso para mim basta. O atleta sabe da importância da partida, manter os 100% no Carioca, faremos tudo possível para conquistar a final.

Espero que seja um grande teste, grande evento,

VOLTA AO MARACANÃ

A gente espera que a torcida lote o Maracanã, que empurre o time, em uma competição tão importante. Nossa maior força é o grito da torcida, incentivo até o final. Vamos fazer uma grande estreia e buscar os três pontos em casa para quem pensa alto como nós.

ESTREIAS CONTRA O VASCO

Vamos tentar nos impor na partida, aplicar nosso modelo de jogo. Seis jogadores nunca enfrentaram o Vasco com a camisa do Flamengo – Muralha, Vaz, Rever, Diego, Trauco, Romulo. Esses atletas já sabem da importância do jogo em si, e também da rivalidade que existe. São dois clubes centenários, todos sabem que é diferente.

É um fator motivador.

FAVORITISMO

Difícil falar de favoritismo, estamos caminhando para ser protagonista das partidas. Porque estamos em um bom momento temos tudo para fazer uma grande partida. Mas não dá para fazer prognóstico. Corinthians venceu o Palmeiras, é um dos exemplos. O rendimento tem que acontecer.