Política

Zanetti propõe operação Raio-X no atendimento da saúde pública

A estratégia é sair do foco dos casos isolados

Toledo – O vereador Marcos Zanetti (PDT) propôs esta semana uma operação raio-X na saúde pública de Toledo. A estratégia é sair do foco dos casos isolados e partir para ações mais sólidas que possam beneficiar o coletivo fazer avançar as políticas de saúde pública municipal.

Em síntese, Zanetti propôs que a Comissão de Saúde fiscalize e faça um levantamento dos atendimentos no Mini-Hospital e na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). O estudo será realizado com pacientes, familiares e com os profissionais de saúde no local de atendimento. Zanetti é vice-presidente da CSS (Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania).

Para Marcos Zanetti, será uma oportunidade para obter as informações direto da fonte, sem interferências e informações deturpadas: “A abordagem dos pacientes e dos familiares trará um panorama mais humanizado e próximo da realidade enfrentada pelos cidadãos ao acessar a saúde pública de nossa cidade. Temos que ir até a população e, de forma democrática, perguntar sobre o atendimento da nossa população”, argumenta.

Na proposta, Marcos sugere que a Comissão faça visitas não anunciadas aos pontos de atendimento de emergência para averiguar o atendimento e a situação do corpo de servidores disponível naquele momento. “Não basta olhar pura e simplesmente para o paciente. Nossos olhos precisam se voltar também aos familiares que precisam ser acolhidos e informados com muita dignidade, bem como para os profissionais que precisam estar amparados e estruturados para cuidar da vida”, conclui.

Nas visitas, a Comissão, além de conversar com os pacientes e os servidores, aplicará um questionário de avaliação que deve gerar dados importantes para mudanças e aperfeiçoamento das políticas públicas. Outro aspecto que a proposta visa elucidar é o fluxo e a transferência de pacientes mais graves.