Esportes

Zagueiro do Vitória está regular, diz CBF antes de questionamento do Inter

victor ramos.jpgA esperança do Internacional de conseguir tirar pontos do Vitória no “tapetão” pode não dar em nada. O clube gaúcho estuda entrar com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para denunciar a escalação irregular do zagueiro Victor Ramos em partidas do rubro-negro gaúcho. Mas a CBF informou, através de seu diretor de registros, Reynaldo Buzzoni, que o jogador está em situação regular. A informação se baseia em documento enviado pela Fifa sobre o caso, segundo reportagem do site Uol. Buzzoni teria até ligado para dirigentes do Inter dar seu parecer.

– ‘Zero, não existe irregularidade. Isso é desespero do Inter nesta hora que está caindo porque nunca caiu. Até o Bahia tinha outro argumento de que era transferência internacional (de Victor Ramos) e que por isso não poderia ser inscrito no Campeonato Baiano pelo prazo. Nada a ver com o Brasileiro. Ele está no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) – disse Buzzoni, ainda de acordo com a reportagem.

Internacional e Vitória brigam para escapar do rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Atualmente a vantagem do Vitória sobre o Inter na tabela de classificação é de três pontos, faltando duas rodadas para o fim do campeonato.

TABELA: Jogos e classificação da Série A

O Colorado não deve desistir da ação. O vice-presidente jurídico do clube gaúcho, Giovani Gazen, viajou ao Rio de Janeiro, sede do STJD. Caso fosse acatada, a denúncia faria o clube baiano perder 3 pontos por partida em que o jogador atuou, segundo punição prevista no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Victor Ramos esteve em 24 jogos do Vitória até a 36ª rodada, o que faria que a equipe rubro-negra fosse a quarta rebaixada (Santa Cruz, América-MG e Figueirense já ocupam as outras trâs vagas na Série B do ano que vem).

Segundo suspeita o Iternacional, Victor Ramos estaria irregular devido à sua transferência para o Vitória logo após o final do empréstimo ao Palmeiras, onde atuou no Brasileiro de 2015. Os direitos do zagueiro são do Monterrey, do México, e sua transferência do Palmeiras para o Vitória não teria seguido as recomendações do sistema TMS ? Transfer Market System, ou Sistema de Mercado de Transferências. O procedimento deveria ter sido feito pelo Monterrey, e não diretamente pelo Palmeiras, segundo o TMS.

Inter em 23 de novembro

De acordo com reportagem do site do jornal “Zero Hora”, legalmente o contrato de Victor Ramos com o Palmeiras terminou em 31 de dezembro de 2015, e o dele com o Vitória começou em 1º de fevereiro de 2016. “Durante o mês de janeiro, Ramos não teve seu registro voltando ao México. A presença do Palmeiras nos sistemas da Fifa caracteriza a transferência direta entre os brasileiros”, destaca a reportagem.

– Departamento jurídico mais age do que fala – disse o vice-presidente jurídico do Inter, Giovani Gazen, ao “Zero Hora”, sem negar a história do possível recurso. – Estamos sempre estudando qualquer alternativa na defesa intransigente do Inter – comentou o dirigente.

Por sua vez, o Vitória diz não estar preocupado.

– O Vitória já comprovou, mostrou e fez tudo que deveria ser feito – afirmou Anderson Barros, diretor executivo do clube baiano.

O Bahia, rival do Vitória, já tinha feito a mesma queixa durante o Campeonato Baiano deste ano, vencido pelo rubro-negro. Na ocasião, o procurador-geral do TJD da Bahia arquivou o caso, sob alegação de que não poderia julgar “atos ou omissões de dirigentes ou administradores da CBF”.

CASO HÉVERTON MUDOU REBAIXAMENTO EM 2013

34395570_SÃO PAULO SP - 10-10-2013 PORTUGUESA X GOIÁS - Heverton comemora após marcar gol durante.jpgA reviravolta na classificação final do Campeonato Brasileiro de 2013 começou quando a CBF denunciou a Portuguesa ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalado o meia Héverton na partida contra o Grêmio, na última rodada da Série A daquele ano. O jogador entrou em campo quando faltavam 13 minutos para o fim do jogo. Ele tinha sido expulso na antepenúltima rodada, contra o Bahia, e cumprido suspensão automática na partida seguinte, diante da Ponte Preta, pela penúltima rodada. Mas, a dois dias da rodada final, o jogador foi punido com uma partida a mais de suspensão. Não poderia, portanto, enfrentar o Grêmio.

Inicialmente o clube alegou que não tinha sido avisado da suspensão pelo advogado que o representou no tribunal, Osvaldo Sestário. Depois sustentou a argumentação de que a punição não foi publicada a tempo no BID, o Boletim Informativo Diário da CBF, o que só ocorreu na segunda-feira, após o encerramento do campeonato. A CBF argumentou que o sistema criado para informar sobre suspensões de jogadores em seu site não tem caráter oficial e não confere ou retira a condição de jogo. Para a CBF, trata-se apenas de um instrumento auxiliar para os clubes, uma fonte de informação.

No STJD prevaleceu esse entendimento, de maneira unânime. Para os auditores do tribunal, a Portuguesa errou ao escalar o jogador e feriu o regulamento do Brasileirão. De acordo com o mesmo regulamento, o clube que escala jogador sem condições legais de atuar tem que ser punido com a perda dos pontos que conquistou na partida (no caso, um) e mais três, pela infração.

Com os quatro pontos perdidos pela Portuguesa, o Fluminense se livrou do rebaixamento, e foi o time paulista que se juntou a Vasco, Ponte Preta e Náutico no grupo dos que caíram para a Série B de 2014.

15000262_ES Campinas SP 15-09-2013 - Jogo pelo Campeonato Brasileiro entre Ponte Preta e Flamengo no.jpgNa mesma ocasião o Flamengo foi punido também pela escalação irregular do lateral André Santos. Ele tinha sido expulso no último jogo da Copa do Brasil, em que o Flamengo conquistou o título ao derrotar o Atlético-PR. O jogo seguinte do clube foi pelo Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro. O lateral-esquerdo foi escalado. No entendimento do Flamengo, a punição pelo cartão vermelho só deveria ser paga na edição seguinte da Copa do Brasil. A escalação de André Santos foi considerada irregular, no entanto, porque a CBF baseou sua denúncia no parágrafo primeiro do artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Diz o texto: “Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida subsequente de competição realizada pela mesma entidade”.

Tanto no julgamento de Héverton quanto no de André Santos, o Fluminense atuou como parte interessada. O advogado do clube tricolor, Mário Bittencourt, ajudou a reforçar no STJD a tese da culpa de Portuguesa e Flamengo. Com a perda dos pontos dos dois, o Fluminense livrou-se do rebaixamento. Passou do 17º lugar para o 15º, à frente do Flamengo (16ª posição) e da Portuguesa (17ª), rebaixada.