Cotidiano

Yuan registra menor nível contra o dólar desde novembro de 2010

XANGAI – O yuan atingiu nova mínima em cinco anos e meio contra o dólar nesta quarta-feira, chegando à quinta sessão seguida de queda, após o banco central da China ter enfraquecido com força sua taxa de referência diante da alta do dólar.

Com o yuan se aproximando da importante marca psicológica de 6,7 por dólar, operadores informaram que bancos estatais estavam oferecendo dólares para acalmar os mercados, que ficou sob pressão pela rápida depreciação do yuan.

— Esse é um sinal do banco central, alertando o mercado que não há necessidade de pânico, de fazer nada com pressa — disse um operador de um banco comercial em Xangai.

O índice do dólar subiu mais de 0,5% contra uma cesta de moedas na terça-feira, enquanto a libra caiu para novas mínimas diante de temores sobre as consequências financeiras e econômicas da decisão britânica de deixar a União Europeia.

O Banco do Povo da China determinou a taxa referencial do iuan a 6,6857 por dólar antes da abertura do mercado, 0,4% mais fraco do que a taxa anterior de 6,6594 por dólar.

A taxa determinada nesta quarta-feira foi a mais fraca desde novembro de 2010. No mercado à vista, o yuan chegou à mínima de 6,6980 contra o dólar.