Cotidiano

Xororó defende rodeios e critica novo sertanejo: 'Há aproveitadores que só se preocupam em capitalizar'

62715016_Coletiva_Classico_Chitaozinho_e_Xororo_e_Bruno_e_Marrone.jpgRIO ? Na contramão dos novos gêneros moderninhos do interior, Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó se unem pelo sertanejo de raiz. O quarteto lança o DVD ?Clássico?, com sucessos como ?Evidências? e ?Dormi na praça?, e mais três inéditas.

? É uma renovação. Essa experiência é parecida com a que tivemos com ?Amigos? (união de Chitãozinho, Xororó, Zezé Di Camargo, Luciano, Leandro e Leonardo, em 1995). Vamos nos apresentar nos maiores rodeios do país ? afirma Chitãozinho.

Atrações frequentes dos festivais agropecuários, rodeios e vaquejadas, os sertanejos defendem a continuidade desse tipo de evento, que se tornou alvo de protestos nos últimos tempos, principalmente por grupos que lutam pelos direitos dos animais, e chegou a ser proibido em algumas regiões do país.

? São festas populares que existem há muitos anos. O rodeio é feito pelo homem do campo, que trabalha na lida do gado. Como na música, tem gente que faz com qualidade e tem quem faça malfeito. Não tem lógica pegar um bicho que come da melhor ração e tem os melhores veterinários para judiar e sacrificar, com o risco de ele morrer. O animal não vai além do limite dele. Quem fala de rodeio não conhece a fundo o negócio ? defende Xororó.

O novo trabalho mata a saudade do público que gosta das antigas canções e dá aos jovens a chance de prestar atenção nessas composições. Com 30 anos de estrada, Bruno & Marrone são espectadores críticos das novas duplas que pipocam.

? Tem gente dizendo que faz sertanejo, mas não faz. É muita besteirada. Até funk tem junto! E eles lotam aonde vão! ? surpreende-se Bruno.

Xororó minimiza:

? Em todo estilo tem. Há aproveitadores que só se preocupam em capitalizar.

Com direção de Raoni Carneiro e produção musical de Dudu Borges, queridinho de Luan Santana, o DVD mescla os gostos das duas duplas. Xororó explica:

? Cada um escolheu duas músicas e, nas outras, entramos em acordo. As preferências são variadas. Bruno pensava em canções mais comerciais, a gente já é mais ligado no conteúdo, na melodia, em letras que não sejam de momento.

Bruno acrescenta:

? Para mim, o mais complicado foi tentar agradar a Chitãozinho & Xororó dentro do que o sertanejo jovem faz e de acordo com o que estamos ligados. A gente procura reciclar e renovar o público. Acredito que conseguimos.

Em casa, Sandy é mais do que cantora de sucesso, mãe e mulher. Filha dedicada, ela muitas vezes avalia as composições escritas pelo pai, Xororó.

? É muito comum eu fazer uma letra e passar para ela corrigir. Como é formada em Letras, ela dá uma olhada principalmente no português. Sandy me diz quando eu preciso substituir, quando a colocação não está correta ? revela o pai, orgulhoso.

Fã de artistas como Ben Harper e John Mayer, Xororó também troca com o caçula, Júnior:

? Até no pop que ele faz hoje, na música eletrônica, ele pede opinião. É impossível não falarmos disso em casa.