Cotidiano

XIX Jornada Científica da Univel teve como tema Humanização e Dignidade das Relações Sociais

O evento aconteceu de forma online e recebeu diversos artigos científicos e relatos de extensão para apresentação e posteriormente publicação

XIX Jornada Científica da Univel teve como tema Humanização e Dignidade das Relações Sociais

O Centro Universitário de Cascavel – Univel, realizou nos dias 26 e 27 de outubro, de forma online, a XIX Jornada Científica. O evento acontece todos os anos, com o principal objetivo de realizar a divulgação e incentivo a pesquisa e extensão que é realizada no campus. Neste ano, a jornada além de receber artigos de análise empírica e análise teórica, também recebeu relatos de extensão.

A Jornada Científica da Univel, recebeu ao todo 144 trabalhos que foram selecionados para apresentação e posterior publicação nos anais da jornada. O evento teve como tema “Humanização e Dignidade das Relações Sociais”, assuntos extremamente debatidos durante o processo de afastamento social e teve como propósito principal tornar essa jornada mais próxima da realidade social.

Para a coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão da Univel (CPE), Dra. Kátia Salomão, a temática é de suma importância, pois debate valores e princípios importantes dentro das relações sociais. “Quando pensamos na temática da jornada é importante sobressaltar que, a humanização e a dignidade das relações sociais estão vinculadas a princípios e valores humanos como autoridade, solidariedade, direitos humanos e são todos elementos extremamente preciosos, no sentido de pensar dignidade social para todos”, conta Kátia.

Para debater esse tema, estiveram presentes, Dr. Clayton Reis, Dra. Viviane Coelho de Sellos-Knoerr e Dr. Alfredo Rafael Belinato Barreto. De acordo com a coordenadora da CPE, os convidados realizaram debates importantes acerca dos temas, abordando desde a perspectiva constitucional até resgates históricos. “Uma das frases que mais me marcou durante a Jornada, citada pelo Dr. Alfredo Barreto, que disse: “Nós não podemos reduzir o sentido da vida a vida dos sentidos”. É muito interessante porque quando a gente pensa na vida dos sentidos que trata-se de tudo aquilo que satisfaz a nossa vida material e o nosso desejo imediato, mas o sentido da vida nada tem a ver com a vida dos sentidos, porque o sentido da vida é muito mais profundo”, declara Kátia.

 

Natal Premiado

A Univel é uma das instituições parceiras da Campanha Natal Premiado, criada pela Associação Comercial de Cascavel (ACIC) com o objetivo de estimular a economia local, principalmente dos bairros da região oeste do município. O Reitor da Univel, Renato Silva deu as boas-vindas aos convidados na reunião de lançamento.

 

++++

 

 

A 1° Jornada de Odontologia (JOU) do Centro Universitário Univel foi um sucesso! O evento realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro teve como propósito divulgar e realizar discussões relevantes sobre temas das mais diversas áreas da Odontologia e recebeu profissionais renomados da área que compartilharam conhecimento com os acadêmicos da Univel.